Nessa segunda-feira (28), o Banco de Alimentos de Caraguatatuba, equipamento da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), completa seis anos de atividades ininterruptas.
O banco foi criado com o objetivo de atender as entidades sociais conveniadas ao município com doações de verduras, legumes e frutas além de pescados provenientes de apreensão e comércio local.
Além das doaçõe,s também desenvolve ações socioeducativas, como palestras, cursos e orientações nutricionais. Nesse período já certificou 1.933 pessoas em atividades realizadas no local.
Atualmente, são 14 entidades que recebem os alimentos repassados pelo Banco de Alimentos, com objetivo de combater o desperdício e contribuir com a redução da insegurança alimentar das pessoas em situação de vulnerabilidade social e beneficiam mais de duas mil pessoas. São elas: Acalento, Renascer, Comunidade Emanuel, Caminho da Esperança, Restitui, Casa Beija-Flor, APAE, Vida Nova, Refúgio em Cristo, Divina Providência, Instituto Pró+Vida, Vila Vicentina e Casa de Acolhida e Centro de Detenção Provisória (CDP).
Os produtos doados chegam ao equipamento e passam por uma triagem. Aqueles considerados inapropriados para consumo são descartados antes de serem distribuídos às entidades.
“Essa parceria com o Banco de Alimentos é muito importante e fundamental para a Restitui, pois nesses seis anos pudemos oferecer uma melhor alimentação aos nossos acolhidos. Só temos a agradecer”, declarou Ricardo Moura, gestor de projetos do Grupo Restitui.
Também Evelyn Alessandra das Neves Nascimento, da equipe administrativa do Instituto Pró+Vida, disse que as doações são sempre bem-vindas, pois contribuem com o enriquecimento da alimentação dos idosos assistidos no local, além de representarem economia no orçamento.
O assistente social Luiz Otávio Paes, da Vila Vicentina de Caraguatatuba, disse que os repasses de alimentos chegam sempre em boa hora. “Agradecemos ao Banco de Alimento de nosso município pela parceria realizada durantes estes seis anos. É um serviço de grande importância para a nossa cidade. Tudo que recebemos contribui para a qualidade da alimentação e principalmente para qualidade de vida dos que aqui residem”, afirmou.
A maior parte dos repasses de alimentos, atualmente, é feita pela Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) e apreensões da Policia Ambiental. Os interessados em fazer doações podem entrar em contato com a equipe do Banco de Alimentos, por meio do telefone 3883-6548 ou pelo e-mail: bancodealimentos@caraguatatuba.sp.gov.br ou diretamente no local, na Avenida Ministro Dílson Funaro, 287, bairro Jardim Britânia.