Foto: JC Curtis/Fundacc
A arte urbana e o grafite têm o poder de transformar e dar mais vida para as cidades. E o Espaço Cultural Paulo Mott e a Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, no centro de Caraguatatuba, ganhou do projeto Cidade Viva um grande mural feito pelo artista Diego Dgoh.
A pré-inauguração do mural artístico foi realizada na quinta-feira (17) e contou com a presença do prefeito Aguilar Junior, do presidente da Câmara, Tato Aguilar, da presidente da Fundacc, Malu Baracat, da especialista do Instituto EDP, Luiza Morandini e da produtora da Numen, Tatiana Manzoni e do artista Diego Dgoh.
A iniciativa foi idealizada e executada pela Numen Produtora, com o patrocínio da EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo e o projeto defende a arte urbana, o muralismo e o grafite como formas de revitalizar espaços públicos.
“A Praça Diógenes Ribeiro de Lima é um dos locais mais visitados de nossa cidade e por isso temos que investir em melhorias. Fizemos a revitalização da praça, os quiosques e agora recebemos essa linda arte do Dgho, uma parceria que promete render muitos frutos. Agora vamos melhorar o sanitário, a segurança, sempre pensando em quem nos visita e quem trabalha no local. A Praça Diógenes é um espaço que respira cultura”, disse o prefeito Aguilar Junior.
Para a representante da EDP, Luiza Morandini, a ação é muito importante, deixando um legado para a cidade. “A gente queria muito estar aqui e transformar este espaço de arte, é uma oportunidade de revitalizar e deixar a praça mais bonita e melhor para os artesãos e cidadãos. A EDP fica feliz por fazer parte disso”, enfatizou.
A presidente da Fundacc, Malu Baracat, agradeceu à EDP, ao artista Diego Dgoh e à Numem pela obra artística na cidade. “Essa praça é um local muito importante, dos artesãos, e agora com o espaço cultural revitalizado, cada vez mais vamos poder realizar ações aqui”. Durante a cerimônia, foi entregue às representantes da EDP e Numem e também ao artista, quadros com imagem do prédio já revitalizado, como agradecimento pelo projeto.
“Felicidade de ver minha obra nessa praça, há um valor imenso neste local, onde já há arte. Que o espaço seja cada vez mais bem utilizado, mais um polo cultural”, disse o artista Diego Dgoh. Para a representante da Numem, “É uma honra contribuir de forma positiva na vida das pessoas, e o projeto Cidade Viva tem esse objetivo, a transformação social por meio da arte e da tecnologia”, enfatizou Tatiana Manzoni.
Na ocasião foi inaugurada a mostra de trabalhos dos artistas plásticos da comissão setorial de artes plásticas da Fundacc no Espaço Cultural Paulo Motti e contou também com apresentação musical de Manoazul.
A inauguração oficial do mural acontece no dia 19 de agosto, sábado, às 15h, em um evento com DJ, música e microfone aberto para todos que quiserem se manifestar sobre a iniciativa.
A intervenção artística em Caraguatatuba é uma ação do projeto cultural Cidade Viva, idealizado e produzido pela Numen Produtora, no qual conta com o patrocínio da EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, e apoios do Grupo Tekno, PLP Brasil, Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC) e Prefeitura de Caraguatatuba. A iniciativa é realizada pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC).