Caraguatatuba vem se consolidando como principal polo comercial do Litoral Norte, o que provocou o aumento de mais de 589% na criação de novas empresas na cidade nos últimos 20 anos.
Segundo dados da Junta Comercial do Estado de São Paulo, em 2003 foram gerados 417 CNPJs (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas), distribuídos juridicamente como empresário (285) e sociedade limitada (132).
Vinte anos depois, esse número saltou para a impressionante marca de 2.875 CNPJs, distribuídos juridicamente entre empresários (2.545), sociedade limitada (329) e cooperativa (1).
O ramo da construção civil continua em alta em Caraguatatuba e tem propiciado o impulsionamento do mercado econômico no município. De janeiro até o momento, foram emitidos pela Secretaria de Urbanismo 680 novos alvarás na área, totalizando mais de 221 mil metros em obras.
A Secretaria de Urbanismo de Caraguatatuba implantou um sistema mais ágil na aprovação de projetos. Antes o interessado tinha um alvará para construção civil em 90 dias e hoje chega a 12 dias. Somente em 2022, Caraguatatuba registrou 1.278 obras licenciadas no município na área de construção civil.
A Prefeitura de Caraguatatuba implantou ainda um Setor de Grandes Empreendimentos, justamente para melhor atender os empreendedores de grande porte. O objetivo é agilizar a aprovação e licenciamento de projetos de grandes construções, que geram emprego e renda para o município. Até o momento, a expectativa é que mais 12 prédios residenciais entrem com aprovação, e logo após o anúncio desse novo setor, há dois dias, quatro empreendedores já fizeram contato com a Secretaria de Urbanismo, o que demonstra a necessidade desse setor.
Os profissionais que precisam dar entrada em novos projetos e ‘habite-se’, devem entregar os documentos exigidos no protocolo do Paço Municipal, localizado na Rua Luiz Passos Júnior, 50, no Centro. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Urbanismo no telefone (12) 3886-6060.
Programa Edifica
Além disso, na última semana, a Prefeitura de Caraguatatuba lançou o Programa Edifica para estimular cada vez mais o desenvolvimento econômico na cidade. O encontro contou com a presença de construtoras que estão instaladas em Caraguatatuba e nos municípios vizinhos, empresas prestadoras de serviços nesse setor e autoridades locais para apresentar as alterações do Plano Diretor Municipal e a transformação que a cidade terá nos próximos anos, principalmente no setor da construção civil. O programa também tem parceria com o governo estadual.
O Programa Edifica Foi estruturado em três fases: Fase 1 – apresentação do Plano Diretor e levantamento das demandas do setor da construção civil; Fase 2 – qualificação da mão de obra de acordo as demandas do setor; e Fase 3 – inserção dos trabalhadores qualificados no mercado de trabalho.
A Prefeitura, através do PAT e do CATE, está aberta a escutar todos com a finalidade de captar informações a respeito das demandas do setor da construção civil, além de identificar quais as principais deficiências a respeito de contratação de mão de obra no município e a possibilidade de capacitação dos ajudantes de obras locais a fim de alavancarmos as carreiras desses profissionais que tanto fazem pelo setor.
Estrutura
Esse boom empresarial também se deve a migração de pessoas para cidade, muitas delas em busca de melhor qualidade de vida e da estrutura oferecida na cidade.
De acordo com o último dado do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o censo apontou que Caraguatatuba foi a cidade que mais cresceu na Região Metropolitana do Vale e Litoral com 34% de aumento populacional, passando de 100.840 em 2010 para 134.875 em 2022.
Por conta disso, a Prefeitura de Caraguatatuba tem investido em melhorias da infraestrutura da cidade.
Somente entre 2017 e 2023 entregou mais de 10 equipamentos públicos, que servem para atendimento da população geral. Foram duas Unidades de Ponto Atendimento (UPAs), sendo uma no Norte (Massaguaçu) e outra no Sul (Perequê-Mirim) para descentralizar o atendimento. Também foi descentralizado o atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Antes apenas com uma unidade no Centro, agora Caraguatatuba conta com mais três: uma unidade no Perequê-Mirim, outra no Massaguaçu e mais uma no Golfinhos, diminuindo o tempo resposta para atendimentos de urgência e emergência.
Além disso, bairros populosos que não possuíam Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ganharam equipamentos novos e modernos, entre eles, UBS Jetuba, UBS Perequê-Mirim II, UBS Sumaré, UBS Rio do Ouro e UBS Golfinhos. Perequê-Mirim e Sumaré também ganharam um Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) cada. Depois de mais de 10 anos, a Casa de Saúde Stella Maris ganha novos leitos de Enfermaria e UTI, o que garante um maior número de pacientes tratados na cidade em casos de alta complexidade. O aumento já foi feito durante o período de pandemia da Covid-19 e agora a unidade hospitalar tem novos leitos para atendimento de todas as patologias.
A Casa de Saúde Stella Maris ganhou novas instalações que irão possibilitar 54 novos leitos permanentes de enfermaria/internação, leitos de urgência e emergência e leitos de observação. O Stella Maris ganhou também o Centro de Reabilitação Psiquiátrico.
Porém, uma das mais importantes conquistas para a cidade ocorreu em 2021 com a entrega do Hospital Regional, que serve como retaguarda para pacientes da cidade de outros municípios do Litoral Norte. O local já recebe serviços de cirurgia geral, anestesiologia, clínica médica, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, hemodinâmica, nefrologia ambulatorial, neurocirurgia, radioterapia, pediatria, pneumologia, UTI adulto e UTI pediátrica, ortopedia e oncologia, além de exames diagnósticos, como colonoscopia, endoscopia, ressonância, tomografia, ultrassom, mamografia, holter, mapa, biópsia. No total, o hospital dispõe, para a população adulta e infantil, 227 leitos entre unidades de terapia intensiva e enfermarias.
E depois de uma luta da Prefeitura junto ao Governo do Estado, Caraguatatuba já abriga o Centro de Oncologia do Litoral Norte. Com o funcionamento da unidade hospitalar, os pacientes da região deixam de se deslocar por grandes distâncias para outros municípios em busca de tratamento oncológico.
Educação
Uma das prioridades da Prefeitura de Caraguatatuba é, sem dúvida, a área da Educação. Desde 2017, a Prefeitura de Caraguatatuba criou mais de 4,1 mil novas vagas, entregou 11 unidades escolares (construídas e ampliadas), cujo investimento beira os R$ 30 milhões.
As unidades construídas foram nove: CEI/EMEI Adriana Aparecida Cassiano (Perequê-Mirim) para 600 vagas; CEI/EMEI Professora Vera da Silva (Fazendinha) para 244 crianças; EMEF Jane Urbano Focesi (Perequê-Mirim) para 650 crianças; CEI/EMEI Elisa Butschikau (Barranco Alto) para 88 crianças; CEI/EMEI Inspetora Waldete Ferreira de Souza (Pegorelli) para 350 crianças; CEI/EMEI Stela da Silva (Travessão) para 275 crianças; EMEF Profª Débora Valle da Silva Pilon (Travessão) para 600 alunos; CEI/EMEI Profª Josiane Aparecida Ramos (Golfinhos) para 344 crianças; e EMEF Auracy Mansano (Jetuba) para 600 crianças. E ainda foram ampliadas CEI/EMEI Severino Vitoriano (Gaivotas) para 240 crianças; e CEI/EMEI Professora Maria Carlita Saraiva Guedes (Morro do Algodão) para 150 crianças.