O mutirão de mapeamento de retina realizado pelo Centro de Especialidades Médicas (CEM) durante o mês de julho fez o agendamento de 860 pacientes e registrou 668 atendimentos, uma adesão de 77% de pessoas em consulta.
Dos 668 atendidos, 110 apresentaram alteração no exame e foram encaminhados para exames/consultas complementares. Os demais foram orientados a retornarem anualmente com o oftalmologista para exames de rotina.
O exame de mapeamento de retina é indicado para avaliar o vítreo, a retina e o nervo óptico, podendo detectar alterações na parte interna do olho, como descolamentos de retina, hemorragias vítreas, degeneração macular relacionada à idade e oclusões vasculares.
Também detecta alterações relacionadas a outras doenças como diabetes e hipertensão arterial, que podem passar despercebidas em uma consulta oftalmológica de rotina, por isso a importância na realização deste exame com profissional especializado.
O secretário de Saúde, Gustavo Boher destaca que o objetivo é realizar novos mutirões para diminuir a demanda reprimida do município. “A iniciativa de investir na saúde é uma das prioridades do prefeito Aguilar Junior em oferecer atendimento de qualidade para população de Caraguatatuba”, reforça.