A campanha de conscientização ‘Linha Sem Cerol’, promovida pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, retomou suas atividades com a realização de palestras nas escolas da rede municipal de ensino.
Nesta quarta-feira (16), a Prefeitura iniciou os trabalhos na EMEI/EMEF Pedro João de Oliveira, na Tabatinga, com intuito de alertar sobre os riscos associados ao uso de linhas cortantes em pipas, como o cerol e as linhas chilenas. O enfoque central foi instaurar nos alunos a importância de evitar qualquer tipo de linha cortante.
A palestra foi ministrada por Alex Catapani, fiscal de posturas da Secretaria de Urbanismo, e direcionadas aos alunos das turmas de 4º e 5º ano. Sua experiência e conhecimento permitiram esclarecer os riscos envolvidos nesta prática, diferenciar entre os tipos de linhas e abordar a regulamentação que proíbe o uso dessas linhas cortantes para pipas. Além disso, foram compartilhados relatos de indivíduos que sofreram acidentes devido a linhas com cerol.
Para a professora da turma, Rúbia Rosa, o tema é de grande relevância para os alunos. “Não é importante somente pela conscientização gerada, mas também pela promoção da empatia. Ao compreenderem o risco de ferir a si mesmos e aos outros ao utilizar linhas cortantes em pipas, os alunos são incentivados a refletir sobre suas ações em relação aos outros” destacou.
Na palestra, também foi fornecida orientações sobre os locais mais adequados para soltar pipas. Espaços abertos, livres de fiação e tráfego de veículos, ciclistas e pedestres foram recomendados, visando garantir a segurança durante a atividade.
A Prefeitura de Caraguatatuba reforça que as palestras se estenderão até o início de setembro, abrangendo escolas como a Profª Antônia Antunes Arouca e a Benedito Inácio Soares, no bairro Massaguaçu.
O secretário da pasta, Wilber Cardozo, destacou ainda que embora soltar pipas seja uma atividade recreativa permitida, o uso de linhas cortantes como cerol e linha chilena pode resultar em ferimentos graves e até fatais. O objetivo da ação é prevenir possíveis acidentes e preservar vidas.
Mais palestras programadas:
23/08: EMEF Profª Antônia Antunes Arouca – 6º anos
30/08 e 06/09: EMEI/EMEF Benedito Inácio Soares – 5º anos e 4º anos