O relatório de abertura do 2º semestre do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba de 2023 contabilizou 1.092 procedimentos formalizados dos 2.151 atendimentos feitos entre os dias 1º e 31 de julho. Desse montante, 1.059 registros foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos.
#PraTodosVerem: Servidora do Procon de Caraguatatuba atende consumidor que faz uma reclamação (Foto: Divulgação/PMC)
O ranking de julho foi dominado por problemas com envio de produtos sem solicitação do consumidor e cobranças indevidas (financeiros), além da má prestação de serviços de operadoras de internet fixa (serviços). Dessa forma, as queixas financeiras e de serviços se consolidam como os assuntos mais reclamados no Procon de Caraguatatuba nos sete meses deste ano.
Em julho, o Procon formalizou 233 consultas simples; 13 atendimentos preliminares; 160 cartas de informações preliminares (CIPs) emitidas e desse montante, 165 finalizadas com acordos e 377 encerradas, canceladas ou tiveram consultas concluídas; 57 reclamações foram abertas com o retorno da CIP, uma aberta sem o retorno da CIP e uma sem atendimento; 59 reclamações tiveram consulta fornecida ou foram encerradas; 28 atendimentos extra Procon (enviados para órgãos competentes); e 15 cadastros de Nota Fiscal Paulista.
#PraTodosVerem: Homem e mulher recebendo atendimento na recepção do Procon de Caraguatatuba (Foto: Divulgação/PMC)
O fornecedor deixou de comparecer em 26 das 68 audiências de conciliação marcadas no ultimo mês.
Para o registro da reclamação, o consumidor deve comparecer ao órgão pessoalmente ou por meio de terceiros, com uma procuração. É preciso apresentar RG, CPF e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros. A queixa também pode ser feita via online pelo aplicativo Caraguatatuba 156 na ‘Play Store’ do celular (Android ou IOS) ou no site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/. Atualmente, o Procon conta com 14 funcionários.
O atendimento ao público do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. O prédio fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, 908, no Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3897-8282, aplicativo Caraguatatuba 156 ou site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/.
Balanço do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba de 2023 | |||||
Meses | Atendimentos Formalizados | Atendimentos realizados | Assuntos mais reclamados | Audiências agendadas | Audiências
sem o fornecedor |
Janeiro | 694 | 1.213 | Financeiros
e internet fixa (serviços) |
61 | 20 |
Fevereiro | 610 | 1.128 | Financeiros
e internet fixa (serviços) |
65 | 45 |
Março | 745 | 1.592 | Financeiros
e internet fixa (serviços) |
100 | 19 |
Abril | 646 | 1.397 | Financeiros
e internet fixa (serviços) |
90 | 14 |
Maio | 788 | 1.654 | Financeiros
e internet fixa (serviços) |
87 | 1 |
Junho | 834 | 1.693 | Financeiros
e internet fixa (serviços) |
93 | 10 |
Julho | 1092 | 2.151 | Financeiros
e internet fixa (serviços) |
68 | 26 |