A Secretaria de Educação de Caraguatatuba realiza nas 58 unidades escolares do município a Parada Avaliativa 2023.
O objetivo do movimento é engajar todos (direção, supervisão, professores, funcionários, estudantes e pais/responsáveis) nas reflexões e ações que promovam uma escola de qualidade. Visa também ampliar o repertório sobre avaliação relacionando com os objetivos de aprendizagem e as habilidades em função das competências e matrizes de avaliação, bem como incorporando a autoavaliação às práticas escolares.
Segundo a secretária de Educação, Márcia Paiva, ao longo dos cinco anos, a rede municipal dedica uma semana do tempo letivo, de forma democrática, para discutir ações benéficas para cada modalidade de ensino, desde a Educação Infantil até os anos finais do Ensino Fundamental.
“Após os dois últimos anos de aulas remotas por conta da pandemia, tais objetivos se configuram para que a rede tenha mais êxito no trabalho frente às habilidades previstas no currículo flexibilizado, sem desmerecer a importância de cada um e também as fragilidades e potencialidades diagnosticadas anteriormente”, explica.
Ainda, de acordo com a secretária, a Parada Avaliativa almeja a continuação do envolvimento dos atores na Unidade Escolar para conversar, partilhar, retomar, alinhar, ouvir todos, bem como traçar ações pedagógicas para o segundo semestre.
“A ideia é repensar boas práticas que potencializem a aprendizagem, enaltecendo o Projeto Político Pedagógico, bem como ampliando os saberes das crianças e estudantes”, finaliza.
A Parada Avaliativa segue um cronograma e nesta semana o encontro é voltado aos estudantes, professores, pais e funcionários.
De 28 de agosto a 05 de setembro haverá a aplicação de um simulado e um questionário socioeconômico nas escolas que atendem os 2º, 5º e 9º anos. A partir daí, as equipes dos Setores de Apoio Pedagógico e Supervisão Escolar realizarão o estudo de caso em cada unidade para posteriormente apresentar nos grupos os cenários dos dados da escola. Com os resultados em mão, juntos traçarão mais ações colaborativas que possibilitem a formação integral dos estudantes.