Os alunos do colégio Anglo Módulo, de Caraguatatuba, tiveram a oportunidade de visitar o Ecoponto da Martim de Sá e a Cooperativa Maranata nesta quarta-feira (20). As atividades em ambos os locais foram coordenadas pela diretora do setor de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Tatiana Scian.
Direcionados pela professora Clélia Brito, os alunos realizaram a visita com propósito de reforçar o que eles aprendem em sala de aula: a importância do descarte correto do lixo e as boas práticas de sustentabilidade.
Ao todo, 13 alunos com idade entre seis e nove anos participaram da atividade externa. A professora Clélia ministra a disciplina de hortoterapia, que aborda temas relacionados ao meio ambiente e, com isso em vista, aproveitou para levar os alunos ao Ecoponto e Cooperativa municipal. “Decidimos trazer mais uma turma ao Ecoponto da Martim de Sá para que eles tenham a chance de conhecer o local adequado para o descarte de resíduos não orgânicos. A expectativa é que eles transmitam esse conhecimento aos pais e os conscientizem sobre a importância dessas práticas”, explicou a professora.
A apresentação do Ecoponto foi realizada por Tatiana Scian e, durante a apresentação, os alunos puderam aprender sobre os diferentes tipos de resíduos recolhidos no local e como o descarte correto é fundamental para a reciclagem.
Os Ecopontos Municipais são locais destinados ao descarte de resíduos de construção civil, poda de árvores, eletrodomésticos, móveis, lâmpadas e materiais recicláveis para a coleta seletiva.
Durante a visita, a aluna Eloah Mapelli, que já recebe ensinamentos sobre meio ambiente e sustentabilidade pelos pais, fez diversos apontamentos importantes. Questionada sobre a importância de conhecer o Ecoponto, ela destacou a responsabilidade ambiental. “Todos devem conhecer os Ecopontos e descartar o lixo no local correto, pois resíduos como plástico e papel prejudicam a natureza, que nos fornece oxigênio para respirar. Por isso, é fundamental agirmos de forma correta”, destacou.
A Cooperativa Maranata, localizada no bairro Rio do Ouro, foi o segundo local visitado. Lá, eles tiveram a oportunidade de conhecer os funcionários e entender melhor para onde vão todas as garrafas plásticas, papelão e eletrônicos que são descartados nos Ecopontos.
Durante a visita, os alunos puderam tirar dúvidas e conhecer todo o processo realizado pelos funcionários. Essa experiência também teve o propósito de conscientização tanto para o meio ambiente, como para as diferentes realidades sociais.
A preservação do meio ambiente começa com a participação ativa da sociedade. A reciclagem, além de economizar recursos naturais por meio da reutilização de produtos, gera renda para muitas pessoas que trabalham em cooperativas, seja na separação de resíduos ou como catadores de lixo.
#educação
#meioambiete
#CooperativaMaranata
#AngloMódulo