Nesta semana, a equipe de monitores, voluntários e representantes do setor de Educação Ambiental do Parque Natural Municipal Juqueriquerê, em Caraguatatuba, realizou o encerramento das aulas de Libras (Língua Brasileira de Sinais). A iniciativa buscou capacitar os funcionários para se comunicarem de forma eficiente com os visitantes e funcionários que possuem deficiência auditiva.
As aulas foram ministradas voluntariamente pelo professor Danilo Monteiro da Silva, tradutor e intérprete de Libras do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e, desde julho, os funcionários se reuniram nas dependências do Parque Juqueriquerê para aprender a linguagem de sinais e aprimorar suas habilidades de comunicação.
O principal objetivo foi promover a inclusão e a interação entre a equipe de monitoria ambiental e as pessoas com deficiência auditiva que frequentam o parque. Com o conhecimento básico em Libras, os monitores se tornam aptos a fornecer informações, orientações e esclarecimentos de forma acessível para todos os visitantes.
A Prefeitura de Caraguatatuba enfatiza a preocupação com a interação, inclusão e respeito, seguindo sempre nessa direção. A capacitação básica em Libras demonstra o compromisso em oferecer um ambiente acolhedor e inclusivo para todos que frequentam o Parque Natural Municipal do Juqueriquerê.
A diretora do setor de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Tatiana Scian, destacou a importância dessa capacitação. “As aulas representam um passo importante no processo de inclusão e acessibilidade do parque, proporcionando igualdade na oportunidade de comunicação básica para todos os frequentadores, incluindo entre os funcionários”, disse.
Hoje, o Parque Juqueriquerê possui um funcionário com deficiência auditiva e a comunicação se tornou mais eficiente após as aulas de Libras, de modo que ele se sente mais acolhido e integrado com a equipe de trabalho. Por esse motivo, a Prefeitura segue promovendo a quebra de barreiras e o desenvolvimento de uma sociedade mais inclusiva.
#AuladeLibras
# Juqueriquerê
#ParqueNaturaldoJuqueriquerê