O Ciase Wilson Francisco Valente, no bairro Sumaré, em Caraguatatuba, sediou nesta quarta-feira (27), o II Festival de Tênis de Mesa das APAE do Litoral Norte e Alto Tietê.
De acordo com um dos organizadores, o professor Fabrício Vosso, o objetivo principal do evento é promover a socialização entre alunos e usuários da APAE de Caraguatatuba e também das cidades participantes além de proporcionar o desenvolvimento cognitivo e motor por meio do esporte.
Entre as cidades participantes estavam Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Jacareí, Mogi das Cruzes, Poá e São Sebastião.
Uma das participantes, Pâmela Gomes Ferreira, 33 anos, da equipe de Arujá, contou que essa é a primeira vez que visita Caraguá e disputa um torneio. “Comecei a jogar tem pouco tempo. Gosto porque é bem divertido”, declarou.
Já Tony Ângelo Carneiro, 38 anos, veio com a comitiva de Jacareí, e disse que foi sua estreia em competições de tênis de mesa.
Um dos craques da equipe de Caraguatatuba, Edson Antunes dos Santos, 54 anos, disse que joga o popular pingue-pongue há 20 anos. “Não venho para competir e sim para fazer amigos e lazer”, contou.
O grupo de dança “Passos Vibrantes” da APAE de Caraguatatuba, liderado pela psicopedagoga Roseli França, também mostrou seu trabalho de dançaterapia no encontro. “Essa é uma oportunidade de mostrar que pessoas com deficiência são capazes de fazer tudo, dentro das limitações e do tempo deles”, afirmou França.
O festival faz parte do calendário anual de eventos esportivos de todas as APAEs do Estado de São Paulo.
A APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Caraguatatuba fica na Rua Antônia Neder Martins, no bairro Indaiá. Telefone (12) 3883-2743.