Hoje, 21 de setembro, comemora-se o Dia da Árvore, e a Secretaria de Meio Ambiente de Bertioga desempenha papel ativo na preservação ambiental. Uma das medidas fundamentais é a doação de mudas de árvores nativas por meio do Centro de Educação Ambiental, que visa à conservação, ao reflorestamento de áreas degradadas e ao aumento da quantidade de árvores na região.
Ao longo do ano, já foram doadas mais de 500 mudas de árvores nativas, número que representa uma contribuição significativa para o processo de reflorestamento e aumento da arborização urbana.
A Secretaria atua na preservação ambiental de várias maneiras, abrangendo desde a fiscalização e autuação dos infratores das normas ambientais até o fornecimento de mudas para aqueles que desejam participar na recuperação de áreas degradadas ou na expansão da arborização.
O serviço é realizado no Centro de Educação Ambiental e Viveiro Municipal de Plantas e Ideias ‘Seo’ Leo, onde são distribuídas mudas de árvores nativas da Mata Atlântica para serem plantadas em quintais e calçadas. Entre as espécies disponíveis estão árvores frutíferas e floríferas, tais como juçara, cabeludinha, araçá, cambuci, goiaba, ipês, manacá-da-serra, quaresmeira, pau d’alho, entre outras.
As mudas de árvores nativas estão disponíveis para os moradores de Bertioga, mediante apresentação de comprovante de endereço e documento com foto. Cada morador pode retirar até três mudas a cada seis meses.
Ainda em celebração ao Dia da Árvore e à chegada da primavera, o Núcleo de Educação Infantil Municipal (NEIM) Boraceia II promoverá oficina: Horta Vertical e Plantio de Árvores direcionada aos pais dos alunos.
SERVIÇO
Viveiro de Plantas e Ideias “Seo” Léo – Rua Manoel Gajo, 1080, Centro (ao lado da Delegacia).
#arvore #meioambiente #bertioga