A Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), promoveu um workshop sobre tecnologia e inovação voltado aos servidores da Secretaria de Urbanismo. O evento foi realizado nesta terça-feira (5) e teve como objetivo buscar soluções para otimizar o setor da construção civil.
O workshop contou com a participação de aproximadamente 12 servidores da Secretaria de Urbanismo, além do secretário Wilber Cardozo. Durante o encontro, foram discutidos meios de introduzir tecnologias nos processos da secretaria, visando agilizar a aprovação de projetos, desenvolvimento e outras atividades do setor.
Os assuntos foram conduzidos pelo engenheiro, arquiteto e especialista em tecnologia, Ernani Francisco Fernandes, ao lado de Eduardo dos Santos Pereira, físico e especialista em Inteligência Artificial e Gerenciamento de Projetos. Ambos reforçaram a importância de uma abordagem gradual e natural na introdução dessas tecnologias, a fim de otimizar processos repetitivos e automatizados.
Durante as discussões, foram levantados pontos relevantes sobre o avanço tecnológico a nível mundial, com destaque para a interação da inteligência artificial.
Eduardo abordou questões relacionadas à automação robótica de processos e enfatizou a importância de utilizar as ferramentas com cuidado a fim de melhorar a demanda diária, mas também sem negligenciar a comunicação pessoal entre colegas e clientes.
A comunicação entre os funcionários, por exemplo, a forma de transmitir informações, o tempo de resposta e os custos envolvidos também foram avaliados durante o workshop. Nesse sentido, o meio digital tem sido explorado como uma forma de aprimorar os processos internos das empresas e gerar mais benefícios do que prejuízos.
Todos os participantes contribuíram com ideias e opiniões durante o evento. O secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, também ressaltou a importância dessas melhorias.
“Considerando que a secretaria é um ponto de partida para guiar empresas e construtoras na execução de seus projetos, precisamos abranger todos os aspectos e necessidade do nosso setor dentro da Prefeitura, assim como os meios de melhorar ainda mais os atendimentos. Hoje a secretaria já conta com profissionais capazes, com métodos de trabalho que visam à agilidade e implementa tecnologias em seus processos de aprovações de projetos”, disse.
A secretaria implementou a aprovação digital, que agiliza o trâmite e, consequentemente, a emissão do alvará necessário para a obra. O exemplo prático desta medida foi a redução do tempo para obtenção do alvará de construção civil, que antes levava em torno de 90 dias e agora o prazo foi reduzido para apenas 12 dias.
Além disso, foram levantadas questões ambientais relacionadas à redução dos resíduos da construção civil durante o workshop. O fluxo de informação também foi amplamente abordado, visando melhorias na comunicação interna e na transmissão eficiente de informações.
O encontro resultou em novas ideias por parte dos servidores, meios para colocar essas ideias em prática e a viabilidade dentro da realidade municipal.