A Campanha Setembro Amarelo inicia nesta sexta-feira (1º/9) para reforçar a prevenção ao suicídio, com o tema “Se precisar, peça ajuda!”. Caraguatatuba promoverá diversas ações para falar sobre o assunto.
De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde, em 2019, foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, que estima-se mais de 1 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.
Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.
Para mudar esta realidade, Caraguatatuba possui uma estrutura ampla para atender e evitar estes casos. O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II, no bairro Sumaré, atende pessoas com sofrimento ou transtorno mental de severo a persistente, estimulando-os na busca por autonomia e integração sociofamiliar.
Já no Perequê-Mirim, o município possui o CAPS-AD que atende pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas. Destaca-se pelo trabalho especializado nesse grave problema humano e social, com estrutura e equipes próprias focadas nas questões de saúde relacionadas à dependência química.
E voltado ao atendimento de crianças e adolescentes, a cidade possui no bairro Jardim Primavera, o Ambulatório de Saúde Mental Infanto-juvenil, que é um passo a mais neste importante trabalho. Além do setor de reabilitação neuro infantil que fica no Centro de Especialidades Médicas (CEM).
Desde 2021, Caraguatatuba possui também o Centro de Reabilitação Psiquiátrico na Casa de Saúde Stella Maris, para pacientes em situação de urgência e emergência, atendidos de forma humanizada.
A Secretaria de Saúde reforça que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão abertas para atender qualquer pessoa que queira ajuda. Elas são a porta de entrada para qualquer atendimento.
O secretário de Saúde, Gustavo Boher, destaca que é muito importante falar sobre o assunto, para que as pessoas que estejam passando por algum momento difícil busque ajuda e tenha certeza que a vida é a melhor escolha.
A programação segue durante todo o mês com atividades nas UBS e nos equipamentos de referência. No dia 14 (quinta-feira), das 8h às 12h, haverá uma mesa redonda na Fundacc, com os profissionais da rede de Caraguatatuba. Qualquer pessoa pode participar.
No dia 30 (sábado), das 8h às 12h, a Secretaria de Saúde estará na Praça do Caiçara (Museu), com panfletagem e orientações à população.
Você não está sozinho, se precisar de ajuda, disque 188.