“A natureza e suas transformações” foi o tema do projeto da Professora Maria Djanice Alves, que recebeu o prêmio FLUPP de Educação, pela Fundação Lúcia e Pelerson Penido-FLUPP.
Djanice é professora da CEI/EMEI Messias Mendes de Souza, no bairro Ipiranga, região central de Caraguatatuba.
O projeto desenvolvido pela professora junto aos alunos da 1ª Fase (4 a 5 anos de idade) ficou entre as 10 melhores experiências concorrentes e ela receberá uma viagem para um destino cultural ou ecológico, custeada pela FLUPP.
Os vencedores ainda concorrem à premiação “Experiência Destaque”, que será examinada por uma Banca de Avaliação, cujo prêmio pode chegar a R$ 6 mil para o 1º lugar.
A natureza e as crianças
A ideia de desenvolver o projeto “A natureza e suas transformações” foi desenvolvida a partir do hábito dos alunos de levar plantas e flores para a sala de aula. “Um desses raminhos levados pelas crianças floresceu depois de alguns dias dentro de um copo com água. Foi uma surpresa para todos. Mas surgiram as dúvidas: que planta é essa? Que cuidados ela exige?”
A partir daí, a professora começou a levar outras espécies de plantas e legumes como batata-doce, beterraba, inhame para serem colocados em água ou plantados. As experiências, segundo Djanice, foram crescendo e a turma começou a ganhar mais plantas.
“Eles gostam de tocar nas flores, de ver com uma lupa e também a olho nu. E começaram a perceber a diversidade de formas, tamanhos, tipos, coloração, triturar sementes, fazer trabalhos de recorte e colagem com as folhas”, conta ela. “Foi aí que nosso projeto deu mais um passo. Eu levei para eles alpiste para ser plantado em casa. E toda a experiência passou a ser desenvolvida individualmente, cada um fazendo suas observações a partir do plantio”.
Para Djanice, a experiência entre os alunos é gratificante e o prêmio é um reconhecimento do trabalho desenvolvido com amor. Ela conta que ainda não falou para os alunos sobre o projeto estar concorrendo ao prêmio para a “Experiência Destaque”. Ela espera poder dar mais essa alegria aos seus alunos, que continuam motivados a estudar a natureza e suas transformações.