Segundo o levantamento da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba foi registrada uma média de 20% de absenteísmo (faltosos) em consultas e exames ambulatoriais da rede municipal, de acordo com dados dos dois quadrimestres deste ano.
Dos 27.149 pacientes agendados em consultas, 5.527 não compareceram. Já os exames, 14.099 foram agendados e 2.730 faltaram. Em relação ao Ambulatório Médico de Especialidades (AME), das 10.314 consultas marcadas, 2.091 pacientes faltaram (20%) e dos 7.174 exames agendados, 1.368 não compareceram, uma taxa de 19% de absenteísmo.
Já nos procedimentos da rede privada, onde a Prefeitura possui convênios, foram agendadas 19.077 consultas, com 3.555 faltosos (18%). E os exames somam 11.305 agendados, com 2.243 pacientes que não compareceram (19%).
No Hospital Regional do Litoral Norte, das 1.979 consultas agendadas, 314 pacientes não compareceram (15%) e dos 5.374 exames marcados, 992 pessoas não estiveram presentes (18%).
A Secretaria de Saúde conta com o apoio da população para redução das taxas. É importante que o paciente mantenha o cadastro atualizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, principalmente quando houver mudanças de número e endereço.
“Avisar com antecedência quando não puder comparecer, contribui para que outras pessoas que estão na fila de espera possam ser atendidas. Não ir à consulta médica ou ao exame geram diversos problemas como aumento da espera e, consequentemente, as reclamações pela demora do serviço”, destaca o secretário de saúde, Gustavo Boher.
Em caso de falta, a pessoa pode informar a UBS de referência, ou o ACS do bairro. O ideal é que a ausência seja justificada com dois dias de antecedência para que a Central de Agendamentos da Secretaria de Saúde realize encaixe de outro paciente.
A Central de Agendamentos utiliza o sistema da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross), regulamentada pela Diretoria Geral de Saúde (DRS-17), onde conta com equipe multiprofissional, adotando os protocolos de Manchester, desenvolvido com o objetivo de classificar a prioridade de atendimento dos pacientes.