A Prefeitura de Caraguatatuba segue até sexta-feira (20) com a carreta da saúde, disponível para o atendimento de mulheres, em alusão à Campanha Outubro Rosa, que visa a prevenção do câncer de mama e do colo do útero.
Desde o dia 9 de outubro, quando foi instalada na Praça Ton Ferreira (pista de skate), no centro, a unidade móvel já fez 443 atendimentos. Diversos profissionais de saúde, em parceria com o Instituto Sócrates Guanaes (ISG), estão à disposição das 9h às 17h.
No local, as mulheres podem fazer na hora o exame de preventivo (papanicolau) e o agendamento para mamografia, além de atendimento com diversos profissionais de saúde, como nutricionista, psicólogo, enfermeiro, fisioterapeuta, Delegacia da Mulher, cabeleireiro e com acolhimento à mulher para auxilia-las nos exames de prevenção.
Danieli Macedo, 47 anos, moradora do Barranco Alto, resolveu aproveitar a oportunidade para fazer seus exames quando viu a carreta, enquanto passava pelo centro da cidade. “Estou fazendo agora meus exames preventivos porque não tive tempo para fazer no meu bairro. Adorei essa iniciativa de colocar a carreta à disposição durante o Outubro Rosa!”.
Moradora do bairro Sumaré, Maria Nice Maciel faz seus exames anualmente e também considera excelente a carreta estar à disposição para exames e serviços. “Muitas mulheres têm vergonha de procurar um médico para fazer seus exames e a carreta oferece o serviço de uma forma acolhedora”, explica.
Já Eva Pereira de Castro, do Perequê Mirim, foi ao centro da cidade procurar atendimento no Pró-Mulher, onde os profissionais a encaminharam para a carreta. “Estou achando que, na carreta, vai ser mais fácil”. Segundo ela, seus exames preventivos não são feitos desde 2021. “É a chance que tenho de colocar em dia minha saúde”.
A Secretaria de Saúde reforça que este é o melhor momento para mulher fazer os exames de prevenção contra o câncer de mama e de colo de útero. Estima-se que dentro da Campanha Outubro Rosa sejam realizados 2 mil exames preventivos (papanicolau) e 1,5 mil mamografias.
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) também estão com porta aberta, das 8h às 17h, para orientações, oferta de teste rápido para Sífilis e HIV/AIDS, agendamento para mamografia e papanicolau.
Agenda de atendimentos com especialistas nos dois últimos dias da carreta:
Dia 19 (quinta-feira)
9h às 17h: enfermagem com coleta de papanicolau, agendamento de mamografia, vacina da gripe e aferição de glicemia pressão arterial
9h às 12h: nutricionista
Dia 20 (sexta-feira)
9h às 17h: enfermagem com coleta de papanicolau, agendamento de mamografia, vacina da gripe e aferição de glicemia pressão arterial
9h às 12h: nutricionista