Professores da Supervisão de Ensino e do Apoio Pedagógico da Secretaria de Educação fizeram o treinamento de Brigada de Incêndio na manhã desta terça-feira (17/10), na Praça da Cultura, no Centro.
Os profissionais do magistério vão atuar como brigadistas de incêndio durante a 13ª Feira Literária de Caraguatatuba (FLIC) de quinta-feira até o próximo sábado (19 a 21/10), no mesmo local do treinamento.
O treinamento foi ministrado pelo diretor da empresa Casber, Luan Cruz, com o auxílio das bombeiras civis, Lia Batista e Jéssica Akemi. Na ocasião, os docentes receberam instruções sobre massagem cardíaca, como agir em convulsões, manobra de Heimlich (utilizada em engasgamentos), evacuação de emergência e manuseio de mangueira de incêndio.
A capacitação se baseia no Decreto Estadual nº 63.911/2018 (Institui o Regulamento de Segurança Contra Incêndios das edificações e áreas de risco no Estado de São Paulo e dá providências correlatas) e na Instrução Técnica nº 17/2011 (Brigada de Incêndio) do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar.
Pela Instrução Técnica nº 17/2011, a brigada de incêndio atua em edificações e áreas de risco, na prevenção e no combate ao princípio de incêndio, abandono de área e primeiros socorros, visando, em caso de sinistro, proteger a vida e o patrimônio, reduzir os danos ao meio ambiente, até a chegada do socorro especializado.
O treinamento também atende à Norma Regulamentadora 23 (NR-23) do Ministério do Trabalho e Emprego que estabelece medidas de prevenção contra incêndios nos ambientes de trabalho; utilização dos equipamentos de combate ao incêndio; procedimentos de resposta aos cenários de emergências e para evacuação dos locais de trabalho com segurança; e sobre os dispositivos de alarme existentes.