Captura de procurado, porte ilegal de arma e apreensão de motocicleta furtada foram as principais ocorrências solucionadas pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba durante esta semana.
A captura do foragido da Justiça ocorreu na terça-feira (17), durante deslocamento da patrulha da GCM no Terminal Rodoviário, no Jardim Jaqueira.
Os integrantes da GCM foram abordados por uma senhora, que não quis se identificar, alegando ter visto uma pessoa possivelmente procurada pela Justiça. Indicando o local onde estaria o indivíduo, no bairro Jaraguazinho, a equipe realizou a abordagem ao suspeito e constatou que era realmente procurado pelo crime de homicídio cometido na cidade de São José dos Campos. O indivíduo foi preso e ficará a disposição da Justiça.
O porte ilegal de armas também foi detectado pela GCM na terça-feira (17/10), durante o bloqueio realizado em conjunto com a Polícia Militar na avenida José Geraldo Fernandes da Silva Filho, bairro Travessão, região Sul da cidade.
Um veículo Chevrolet Tracker foi abordado e o condutor, por demonstrar grande nervosismo, despertou suspeitas na equipe. A atitude motivou uma busca pessoal e no veículo. Foi encontrada, entre o assoalho e o banco do motorista, uma arma de fogo (Pistola 380) pintada e com numeração raspada, além de 13 munições. O condutor do veículo foi conduzido à Delegacia de Polícia.
Uma terceira ação bem sucedida da GCM foi a captura de uma moto furtada. Cadastrada no sistema de monitoramento do Centro de Operações de Inteligência (COI) como produto de furto, a motocicleta CG Fan branca foi vista durante deslocamento de uma equipe da GCM para a realização de ronda no Parque Municipal Juqueriquerê.
Abordado pelos integrantes da GCM, o condutor da moto alegou ter comprado a moto de um terceiro e não realizou a transferência, pois a moto estaria financiada. O indivíduo, juntamente com a motocicleta, foi conduzido ao 1° DP e, após consulta, ficou confirmado se tratar de produto de furto ocorrido na cidade de Taubaté. A moto permanece apreendida para ser devolvida ao proprietário e o indivíduo permaneceu à disposição da Justiça.
A GCM é formada por 63 integrantes que operam uniformizados, com armamentos, sete viaturas e seis novas motos.
Serviço
Guarda Civil Municipal
Telefone: 153