Caraguatatuba inicia nesta segunda-feira (02), a Campanha Outubro Rosa para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. Será um mês totalmente dedicado à saúde da mulher, com diversas ações para orientar e encaminhar as mulheres na realização de exames preventivos, como mamografia e papanicolau.
A Secretaria de Saúde estima que sejam realizados 2 mil exames preventivos (papanicolau) e 1,5 mil mamografias durante todo mês e reforça que as mulheres procurem atendimento neste período de campanha, onde será montada uma força tarefa para atender todas que procurarem o serviço.
A Secretaria ainda destaca os números de que um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início. Muitas pessoas, por medo ou desinformação, evitam o assunto e acabam atrasando o diagnóstico. Por isso, é preciso desfazer crenças sobre o câncer, para que a doença deixe de ser vista como uma sentença de morte ou um mal inevitável e incurável.
Segundo o secretário de saúde, Gustavo Boher, alguns tipos de câncer, entre eles, o de mama, apresentam sinais e sintomas em suas fases iniciais e detectá-los precocemente traz melhores resultados no tratamento e ajuda a reduzir a mortalidade. “Por isso, a importância do exame como prevenção. Procure a UBS mais próxima e se informe sobre a campanha e faça o agendamento”, destacou.
Durante todo o mês de outubro, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão com porta aberta, das 8h às 17h, para orientações, oferta de teste rápido para Sífilis e HIV/AIDS, agendamento para mamografia e papanicolau.
De 02 a 06 de outubro, durante o projeto Gabinete em Ação, no Perequê-Mirim, a Secretaria de Saúde, em parceria com o Instituto Sócrates Guanaes (ISG), estará com atendimento com enfermeiro, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, Delegacia da Mulher e cabeleireiro, para as mulheres que buscarem atendimento, além de agendar os exames de mamografia e papanicolau. Neste período, a UBS Ademir Reis, no mesmo bairro estará com atendimento em horário estendido até 19h, para atender todas as pacientes pré-agendadas.
No dia 7 de outubro (sábado), das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS): Perequê-Mirim (Maurício Borges), Porto Novo, Tinga, Sumaré e Massaguaçu estarão com coleta de papanicolau e agendamentos para mamografia.
De 9 a 20 de outubro, exceto finais de semana e feriado, a unidade móvel estará na Praça da Cultura, no Centro, com serviços da Secretaria de Saúde e ISG, com porta aberta para coleta de papanicolau e diversos outros profissionais como nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, Delegacia da Mulher (dias 10, 16 e 17) e cabeleireiro (dias 16 e 25).
Os atendimentos não param. Nos dias 9, 10 e 11, as UBS dos bairros Perequê-Mirim (Ademir Reis) e Porto Novo estarão com atendimento estendido até 19h, para agendamento de exames e orientações diversas.
Para atender toda demanda de mamografia, o Centro de Referência da Saúde da Mulher, o Pró- Mulher abrirá aos sábados, para realização de exames, nas pacientes já agendadas.
E durante o 5º Empreenda Caraguatatuba, o Instituto Sócrates Guanaes (ISG) estará em seu estande com atendimento multiprofissional às mulheres que passarem pelo evento.
Para marcar a Campanha, a Prefeitura irá iluminar o Morro Santo Antônio na cor rosa durante o mês de outubro, como forma de chamar atenção da população neste importante período.
Câncer de mama
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. É o tipo de câncer que mais acomete mulheres em todo o mundo.
A mamografia é indicada para mulheres a partir de 40 anos de idade e deve ser realizada pelo menos uma vez ao ano. Mulheres a partir dos 60 anos devem fazer o exame a cada dois anos.
A mamografia não é indicada para mulheres com menos de 40 anos, só se tiver alguma suspeita, pois o exame não consegue mostrar com nitidez toda a mama, por ela ser muito densa. O tecido mamário começa a mudar só a partir dos 40 anos. O que facilita a compreensão do exame e o diagnóstico de possíveis nódulos.
Câncer de colo do útero
Esse tipo de câncer, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção por alguns tipos de papilomavíurs humano (HPV). A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes.
Entretanto, em alguns casos ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também Papanicolau), indicado para mulheres acima de 21 anos de idade ou conforme a necessidade.
Dúvidas e informações procure a UBS de referência.
#Outubro #Rosa #Caraguatatuba