Para acolher pacientes com diagnóstico de câncer, o município conta com o Setor de Oncologia, que além do acolhimento, oferece atendimento humanizado.
Além do conhecimento técnico, o atendimento envolve a construção de um relacionamento de qualidade entre os profissionais, o paciente e todas as demais pessoas envolvidas neste momento de fragilidade física e emocional.
O setor conta com equipe composta por médico, duas enfermeiras, psicóloga, nutricionista, assistente social, auxiliar de enfermagem e agente administrativo, que realizam uma média mensal de 337 consultas de enfermagem, 150 atendimentos do serviço social, 140 consultas médicas, 30 atendimentos com nutricionista e 15 consultas com psicóloga, além dos 640 agendamentos de transporte.
Referente à Campanha Outubro Rosa, o setor conta atualmente com 423 pacientes com câncer de mama em acompanhamento. E reforça a importância da prevenção para o diagnóstico rápido, aumentando as chances de cura.
Ainda segundo a Secretaria de Saúde, a cada ano, são registrados 50 novos casos de pacientes com câncer de mama. Muitas pessoas, por medo ou desinformação, evitam o assunto e acabam atrasando o diagnóstico. Por isso, é preciso desfazer crenças sobre o câncer, para que a doença deixe de ser vista como uma sentença de morte ou um mal inevitável e incurável.
Para os pacientes que necessitam, a Secretaria fornece suplementação alimentar, que são formas de ajudar a melhorar o estado nutricional dos pacientes.
O Setor de Oncologia fica no prédio do Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEO). O horário de funcionamento é das 8h às 16h.