De acordo com Rebeca Barufi, secretária de Saúde, a mobilização tem como base a participação da população em ações que parecem simples, mas que podem ser feitas por qualquer um, e são de grande eficácia no combate ao mosquito. “Jogar lixo no lixo, limpar o quintal, tampar as caixas d`água, verificar plantas e vasos ou fazer – e incentivar os vizinhos e amigos a fazerem – uma vistoria semanal em casa, são de grande ajuda no combate à proliferação do mosquito.”, reforçou.
Regularmente a Prefeitura de Bertioga atua com os agentes de combate às endemias. Os profissionais visitam e orientam a população, além de identificar focos de proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
O trabalho da Prefeitura também é desenvolvido com visitas às pessoas que tenham contraído a doença e aos imóveis ao redor das residências dos doentes, identificando possíveis focos e conscientizando a população. O acompanhamento é feito por equipes da Vigilância em Saúde, sendo fundamental que os moradores recebam os agentes e sigam as orientações de prevenção e de eliminação de criadouros.