A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Caraguatatuba promoveu o “Encontro de Palestras aos Adolescentes” na última segunda-feira (27/11), no Centro Integrado de Ações Sociais e Culturais (Ciasc) do Perequê-Mirim.
Jovens atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Sul e Barranco Alto receberam informações sobre oportunidades de capacitação e ingresso no mundo do trabalho, além de detalhes sobre seus direitos ao entrar na vida profissional.
A iniciativa integra as ações do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e foi desenvolvida em parceria com a Guarda Mirim de Caraguatatuba e o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE).
O diretor da Guarda Mirim de Caraguatatuba, Daniel Ribeiro de Souza, explicou o processo de seleção, casos de superação, formação e as oportunidades de ingresso no mercado de trabalho após a conclusão do Curso de Formação de Guarda Mirim.
Na palestra de “Acolhida à Comunidade”, a assistente social do CIEE, Rochele Garavelo, compartilhou valiosas informações sobre a Lei do Aprendiz (Lei n° 10.097, de 19 de dezembro de 2000), elaboração de currículo, diferenças entre o Programa Jovem Aprendiz e Estágio (que não gera vínculo empregatício) e acesso à plataforma do CIEE, com destaque para o preenchimento de ficha de inscrição para inclusão no sistema e envio de currículo.
A técnica referência do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Gabriela Garcia de Castro enfatizou a importância de proporcionar aos jovens o acesso à informação e oportunidade de ingresso no mercado de trabalho de maneira segura e protegida, contribuindo para a prevenção e erradicação do trabalho infantil.