Caraguatatuba recebeu nesta quarta-feira (13), a 1ª Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda’ da Unidade de Atendimento de Reintegração Social, que promove cidadania às pessoas em cumprimento de penas alternativas, egressas do sistema prisional e familiares, por meio de diversos serviços.
Realizada no salão do Centro Integrado à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI), a Jornada da Cidadania é promovida pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, com a oferta de atendimentos das secretarias municipais de Saúde e Esportes, OAB, PAT, Empreenda Já, Poupatempo, Cartório Eleitoral, Defensoria Pública, Pastoral Carcerária, Igreja Universal do Reino de Deus e Junta Militar.
O objetivo é direcionar o público alvo para capacitação profissional, oportunidades de emprego, programas de reinserção social, além de debates que visam fomentar a conscientização sobre os direitos e deveres dos cidadãos.
O secretário de Estado da Administração Penitenciária, coronel Marcello Streifinger, ressaltou que a Jornada da Cidadania está pautada no trabalho, estudo, família e religião, oferecendo possibilidades para que as pessoas se recuperem. “E a Prefeitura de Caraguatatuba ultrapassou o limite do preconceito, contratando pessoas para trabalhar na zeladoria do município, apoiando a unidade prisional com projetos, como a horta comunitária e cursos de qualificação e abrindo as portas da sua instalação física para oferecer esse espaço a apoiar o egresso e sua família. Parabéns e muito obrigado!”, disse.
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, destacou a Jornada da Cidadania como mais uma parceria de sucesso com o governo estadual, criando oportunidades e diminuindo barreiras e os pré-conceitos que ainda existem, por isso a importância de acolher e dar uma nova chance aos egressos. “Cabe a nós, enquanto Prefeitura, criarmos oportunidades e isso foi feito ao longo desses sete anos. Meu compromisso é seguir nessa missão até o final da gestão”, concluiu.
Na oportunidade, ainda foi assinado o quarto termo aditivo do convênio entre a Secretaria de Administração Penitenciária e a Prefeitura de Caraguatatuba, que objetiva a continuidade dos programas de Atenção à Pessoa Egressa e Família e de Penas e Medidas Alternativas.
O evento contou com a presença do coordenador substituto da Reintegração Social e Cidadania, Lucas Roberto Gonçalves da Silva; do coordenador das Unidades Prisionais da RM Vale, Nestor Pereira Junior; do defensor público, Eduardo Fontes e do presidente da OAB Caraguatatuba, Marcelo William.