Colaboradores da equipe de enfermagem e da recepção da Unidade de Pronto Atendimento de Caraguá (Centro), participaram na última terça-feira (12/12) de uma palestra com a equipe da UAMI (Unidade de Atendimento a Moléstias Contagiosas) sobre infecções sexualmente transmissíveis.
Integrando a programação do Dezembro Vermelho, o coordenador técnico, Renato Cezar Portes; e a auxiliar de coordenação, Ana Carambola, falaram sobre a importância da prevenção contra o vírus HIV, a Aids e outras ISTs, além dos direitos e apoio oferecido pelo município, por meio da UAMI, às pessoas infectadas com HIV.
A palestra teve o intuito de promover a conscientização e alertar a população em geral sobre as formas de prevenção, contágio e tratamento destas doenças. No país inteiro, muitas ações e campanhas voltadas ao tema se concentram neste mês pelo dia 1º de dezembro ser o Dia Mundial de Combate à Aids.
Vale lembrar que as infecções sexualmente transmissíveis são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Elas são transmitidas principalmente por meio do contato sexual sem o uso de preservativo, mas podem ser transmitidas, de maneira menos comum – através do contato de mucosas ou secreções corporais contaminadas. O tratamento precoce melhora a qualidade de vida, além de interromper a cadeia de transmissão.