A Prefeitura de Caraguatatuba continua com a campanha ‘Dezembro Vermelho’ que visa a prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI) está de porta aberta para realização de teste rápido para identificação das ISTs.
Na última ação realizada no Centro da cidade, foram realizados 84 testes rápidos, sendo detectado um caso positivo de HIV. O coordenador da Unidade, Renato Portes, destacou a importância de fazer o teste. “Com a detecção, essa pessoa poderá ser tratada corretamente, sendo orientada a tomar os devidos cuidados e assim, evitar a transmissão para outras pessoas”.
Caraguatatuba acompanha 949 pacientes, sendo 810 com HIV, 89 com Hepatite B e 50 com Hepatite C, através da UAMI. Em 2023, foram 65 novos casos de HIV registrados na cidade. A UAMI ainda realizou neste ano, 2.511 testes rápidos.
A UAMI está localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, 750 – Sumaré. O horário de funcionamento é das 7h às 17h. Mais informações no telefone: (12) 3883-1373.
Outro foco da campanha é a capacitação dos profissionais da saúde. Já foram realizadas palestras e ações para alunos de cursos técnicos de enfermagem e de medicina, além de profissionais da rede municipal de Atenção Básica à Saúde.
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) também promovem teste rápido de ISTs porta aberta aos munícipes, palestras, orientações, distribuição de preservativos, gel lubrificante, sempre com a proposta de se prevenir, identificar e tratar os casos positivos. Confira a programação aqui.
Sobre a doença
A AIDS é a doença causada pela infecção do vírus da Imunodeficiência Humana. Esse vírus, do tipo retrovírus, ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos TCD4+. O vírus é capaz de alterar o DNA dessa célula e fazer cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.
Os pacientes soropositivos, que têm ou não AIDS, podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.