O Centro Integrado de Educação Fundamental (CIEFI) Edna Maria Nogueira Ferraz, do bairro Perequê-Mirim, em Caraguatatuba, foi selecionada no programa Positivo e irá competir FIRST® LEGO® League Challenge.
Trata-se de uma competição internacional de robótica para estudantes projetada para inspirar crianças e jovens a se interessarem por Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM).
A escola irá receber três conjuntos de montagem Spike Prime, dois conjuntos de Spike Prime Expansão e um conjunto Temporada MasterPieces , além da formação dos professores. O projeto será coordenado pelo professor adjunto Osías de Barros Anunciação.
Os participantes trabalham em equipes para projetar, construir e programar robôs usando conjunto Lego SPIKE. Eles também devem pesquisar e apresentar um projeto relacionado a um problema do mundo real. A competição é dividida em quatro partes: o Desafio do Robô, o Projeto de Inovação, o Design do Robô e os Core Values (Valores Fundamentais), que incluem trabalho em equipe, cooperação e profissionalismo.
Cada ano tem um tema diferente, como espaço, transporte, energia, artes, entre outros. A competição competir FIRST® LEGO® League Challenge é voltada para crianças e jovens de 9 a 15 anos no Brasil que tem o Sesi como operador oficial da categoria há 13 anos.
“Uma jornada na FIRST® LEGO® League Challenge é desafiadora para crianças e jovens, porque também promove a descoberta de estilos de estudos, trabalhos e até de como se relacionam com seus pares. Entre os benefícios do programa estão a aprendizagem dos fundamentos dos conceitos de STEAM, o desenvolvimento de hábitos de aprendizagem e a confiança, trabalho em equipe e habilidades de comunicação”, disse a diretora Adriana Pileggi.
Para a seleção, os alunos vão trabalhar três eixos temáticos: explorar (os estudantes trabalham em equipes de até 10 integrantes para explorarem um assunto do mundo real de acordo com a temática do ano. É o pontapé inicial para o Projeto de Inovação); criar e testar (os estudantes trabalham com um conjunto chamado Challenge Set. Utilizando o modelo desse kit como um ponto de partida, devendo integrar elementos de robótica da Lego Education para automatizá-lo. A partir daí esta etapa é decisiva para as avaliações de Desing do Robô e Desafio do Robô).