Nesta quarta-feira (20), durante Operação Ferro Velho, equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) realizaram autuação por detenção de cabos de energia furtados. Durante a ação, um representante da concessionária de energia Elektro que acompanhava as equipes, fez a identificação do material subtraído. A vítima também averiguou que o estabelecimento não possuía medidor no poste de abastecimento de energia local.
Agentes informaram ainda que o ferro velho já havia sido alvo de investigação, onde cerca de cinco mês antes, o responsável foi advertido a regularizar a sua situação. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao proprietário, conduzido posteriormente à Delegacia da Polícia Civil de Bertioga. Sob aplicação do Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, foi determinada fiança no valor de R$ 1,3 mil.
A Operação Ferro-velho é realizada semanalmente a fim de auxiliar no combate à receptação de objetos provenientes de crimes, sobretudo furtos e roubos, e a fim de combater desmanches clandestinos. Participam o Departamento de Trânsito e Mobilidade, Guarda Civil Municipal (GCM), Departamento de Operações Ambientais, Secretarias do Meio Ambiente, Serviços Urbanos e Fazenda, Vigilância Sanitária, Polícia Civil, e Militar em atividade delegada e concessionárias de serviços públicos Elektro, Sabesp, Tim, Vivo e Claro.