A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, em parceria com a Polícia Militar Ambiental, conseguiu impedir uma tentativa de invasão em área pública e de preservação permanente (APP) no bairro Jaraguazinho.
A operação foi realizada logo que os agentes identificaram pontos de desmatamento no local, que já era alvo de monitoramento. Esse trabalho preventivo ajudou na agilidade e eficiência da operação realizada nesta terça-feira (26/12).
O secretário da pasta, Wilber Cardozo, explicou que graças à pronta intervenção dos fiscais, com o apoio da Polícia Militar Ambiental, a invasão foi contida a tempo e a área foi preservada. “A ação rápida e estratégica das equipes demonstra a eficácia da fiscalização em manter a integridade ambiental e a ordem urbana. Além disso, faz parte das estratégias o monitoramento das áreas com risco de invasão. Estamos empenhados em coibir esta prática e agimos preventivamente”, destacou.
A Prefeitura reitera o compromisso de atuar contra as ações ilegais de invadir e degradar áreas públicas, garantindo a preservação dos recursos naturais e a qualidade de vida da população.
O processo também depende da colaboração dos munícipes, que podem ajudar denunciando as ocupações irregulares.
A Central de Relacionamento 156, o site 156.caraguatatuba.sp.gov.br, aplicativo ‘Caraguatatuba 156’ e o telefone 156 estão disponíveis para esta finalidade. A população também pode acionar a Polícia Militar (PM) pelo telefone 190, no caso de flagrante.