Os recepcionistas das UPAs de Caraguá estão recebendo durante o mês de dezembro, treinamentos para que sejam capazes de identificar imediatamente o paciente que dá entrada na unidade com queixa de dor torácica.
A capacitação, que está sendo ministrada pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) das Unidades de Pronto Atendimento, tem como objetivo principal priorizar e realizar esse primeiro atendimento de forma ágil e eficaz, evitando o risco de agravamento no caso de intercorrências cardiovasculares de risco, como no caso de um possível infarto, por exemplo.
“Esse primeiro contato é de extrema importância, por que cada minuto que passa pode salvar uma vida. Por isso os recepcionistas precisam ter um olhar diferenciado e sempre que identificarem esse tipo de situação, devem acionar de imediato a equipe de enfermagem para que ela faça o acolhimento desse paciente”, explicou Bruno César Bueno da Silva, responsável pelo NEP.
Segundo o protocolo, pacientes com esse tipo de queixa ou com sinais/sintomas sugestivos de infarto agudo do miocárdio devem realizar um exame de eletrocardiograma (ECG) em até 10 minutos, a contar do início da entrada na unidade.