Há quase um século, então presidente Washington Luís circulava pelo “Club dos 200” na cidade, um dos símbolos na história do automobilismo nacional
A popularidade do automóvel no Brasil tem sua ligação com São José do Barreiro, endereço do Club dos 200, espaço dedicado aos entusiastas do automobilismo ainda quando as primeiras estradas começavam a ser abertas. Esta memória segue até hoje preservada na estância turística que recebe neste fim de semana antigomobilistas para o segundo encontro de carros antigos.
A Praça da Matriz (Cel. Cunha Lara) reúne no sábado, 20, e domingo, 21, exemplares de um dos ícones da produção em escala industrial: o Fusca, que tem o seu dia nacional celebrado sempre em 20 de janeiro. O imortal Fusca Hebmuller de 1961, com seu charme atemporal, estará entre as preciosidades em exibição. Os amantes de muscle cars encontrarão o Dodge Grand Coupé 1973, um ícone dos anos 70, que exala potência e estilo em cada curva. Com sua estética única, o Maverick 1976 é uma peça rara que representa a era dourada dos muscle cars americanos. Já o Puma GTE 1977, com suas linhas esportivas, personifica a busca pela velocidade e pela sofisticação da década.
Além disso, a presença da Brasília e do Fusca, dois veículos clássicos e amplamente conhecidos, completam o conjunto, proporcionando uma experiência única para os visitantes.
Estrela do evento
O veículo que poderá ser apreciado pelo visitante e que tem uma ligação quase centenária com São José do Barreiro é o Lincoln ano 1926, que nos anos dourados do Club dos 200 circulava pelo local que era reduto também de personalidades históricas.
O Club dos 200 foi inaugurado ainda na década de 1920 com a presença de Washington Luis, então presidente do Brasil que era um dos entusiastas do automobilismo e que foi responsável pelo marco do primeiro capítulo da história das rodovias no Brasil.
Reduto de viajantes da “Rio-São Paulo”, hoje conhecida como SP-68 – Rodovia dos Tropeiros, o Clube dos 200 foi ponto de parada para modelos como o Ford T, um dos símbolos da revolução industrial.
“Estamos felizes por proporcionar este evento em São José do Barreiro. Este encontro não é apenas sobre carros antigos, mas também sobre memórias, histórias e a paixão que compartilhamos por essas máquinas incríveis que resistiram ao tempo”, celebra Ana Paula Almeida, secretária de Turismo de São José do Barreiro.
Sobre São José do Barreiro
Portal do Parque Nacional da Serra da Bocaina, a cidade fica na divisa entre São Paulo e Rio de Janeiro. Preserva um precioso patrimônio cultural e histórico que retrata períodos importantes do Brasil, desde o ciclo do café. São José do Barreiro também é conhecida por seus atrativos de natureza, turismo de aventura e culinária tropeira. Acompanhe nas redes sociais https://www.instagram.com/turismosjb/.
#carrosantigos em #SãoJosédoBarreiro #automobilística