O balanço do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba registrou 8.607 procedimentos formalizados dos 17.631 atendimentos entre os dias 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2023. Ao todo, 9.024 atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos competentes.
O ranking das reclamações do Procon de Caraguá do ano passado foi dominado por problemas com envio de produtos sem solicitação do consumidor e cobranças indevidas (financeiros), além da má prestação de serviços de operadoras de internet fixa (serviços).
Dezembro terminou com 686 procedimentos formalizados dos 1.477 atendimentos aos consumidores. Desse montante, 791 de registros foram orientações e direcionamentos para outros órgãos.
Em dezembro, o órgão formalizou 167 consultas simples; três atendimentos preliminares, 161 cartas de informações preliminares (CIPs) emitidas e desse montante, 69 finalizadas com acordos e 185 encerradas, canceladas ou tiveram consulta concluída; 41 reclamações foram abertas com o retorno da CIP; duas abertas sem emissão da CIP; 44 reclamações tiveram consulta fornecida ou foram encerradas; 14 atendimentos extra Procon (enviados para órgãos competentes); e seis cadastros de Nota Fiscal Paulista.
O fornecedor deixou de comparecer em 10 das 38 audiências de conciliação agendadas no mês passado.
Para o registro da reclamação, o consumidor deve comparecer ao órgão pessoalmente ou por meio de terceiros, com uma procuração. É preciso apresentar RG, CPF e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros. A queixa também pode ser feita via online pelo aplicativo Caraguatatuba 156 (disponível na ‘Play Store’ do celular Android ou IOS) ou no site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/. Atualmente, o Procon conta com 12 funcionários.
O atendimento ao público do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. O prédio fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, 908, no Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3897-8282, aplicativo Caraguatatuba 156 ou site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/.
Balanço do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba de 2023 | |||||
Meses | Atendimentos Formalizados | Atendimentos realizados | Assuntos mais reclamados | Audiências agendadas | Audiências
sem o fornecedor |
Janeiro | 694 | 1.213 | Financeiros
e internet fixa (serviços) |
61 | 20 |
Fevereiro | 610 | 1.128 | Financeiros
e internet fixa (serviços) |
65 | 45 |
Março | 745 | 1.592 | Financeiros
e internet fixa (serviços) |
100 | 19 |
Abril | 646 | 1.397 | Financeiros
e internet fixa (serviços) |
90 | 14 |
Maio | 788 | 1.654 | Financeiros
e internet fixa (serviços) |
87 | 01 |
Junho | 834 | 1.693 | Financeiros
e internet fixa (serviços) |
93 | 10 |
Julho | 1.092 | 2.151 | Financeiros
e internet fixa (serviços) |
68 | 26 |
Agosto | 683 | 1.387 | Financeiros
e internet fixa (serviços) |
69 | 05 |
Setembro | 668 | 1.402 | Financeiros
e internet fixa (serviços) |
74 | 15 |
Outubro | 694 | 1.512 | Financeiros
e internet fixa (serviços) |
61 | 29 |
Novembro | 467 | 1.025 | Financeiros
e internet fixa (serviços) |
30 | 12 |
Dezembro | 686 | 1.477 | Financeiros
e internet fixa (serviços) |
38 | 10 |
Total | 8.607 | 17.631 | Financeiros
e internet fixa (serviços) |
836 | 206 |