Após as fortes chuvas ocorridas na noite de quarta-feira (24), a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) da Prefeitura de Caraguatatuba intensificou ainda mais o trabalho de desassoreamento de valas, córregos e rios, para aumentar a drenagem das águas pluviais.
Um dos pontos que recebeu atenção da Sesep é o córrego de drenagem paralelo à estrada do Rio Claro, região do Barranco Alto. Uma retroescavadeira trabalha no local abrindo o canal para melhorar o escoamento na região.
Nessa mesma região do Rio Claro, as chuvas provocaram a queda de uma árvore em trecho da estrada Pirassununga, próximo ao Centro de Detenção Provisória (CDP). Um equipe da Sesep já retirou a árvore, desobstruindo a via.
Outra vala de drenagem que também recebe a benfeitoria á a que corre paralelo à estrada Abra de Fora, no Pegorelli. Um funcionário da Sesep opera uma máquina PC abrindo as margens, facilitando a passagem das águas.
Os trabalhos de desassoreamento e limpeza de valas são feitos periodicamente, durante todo o ano, de forma preventiva. Contudo, a cidade foi atingida por um volume muito alto de chuvas de cabeceira, ocorridas no sopé dos morros e projetadas para a planície da cidade, que acabam provocando o transbordo de rios e alagamentos.
O fenômeno meteorológico, considerado atípico e atribuído à passagem do El Niño, já era previsto para 2024 com forte intensidade e foi agravado por um momento de maré alta, que formou uma parede impedindo a vazão normal das águas da chuva.
Os trabalhos da Sesep continuarão em ritmo de urgência até que os bairros da cidade entrem em estado de normalidade.