O prefeito Aguilar Junior e secretários estiveram reunidos, nesta terça-feira (23), com representantes da empresa Urba – Designe para Cidades, que fez uma apresentação de estudos de mercado que tratam da viabilidade técnica e comercial para exploração turística do Complexo Turístico do Camaroeiro e do Morro do Santo Antônio.
O estudo apresentado pela Urba tratou não só da modelagem econômica e jurídica para dar embasamento ao projeto, como também apresentou propostas como a implantação de um teleférico ligando o Camaroeiro ao Morro Santo Antônio, uma roda gigante de 45 metros, tirolesa, um restaurante âncora e um centro gastronômico com diversas lanchonetes, além de área de convivência, paisagismo e arborização.
Os investimentos nos dois principais pontos turísticos da cidade serão feitos por iniciativa privada e a proposta é de que os espaços recebam novas estruturas e atrativos, em consonância com o meio ambiente, universalização da oferta do serviço público e sustentabilidade do modelo.
O secretário adjunto de Turismo, Rodrigo Tavano, ficou extremamente satisfeito com a apresentação da proposta feita pela Urba. “Tem tudo para que dê certo e, dessa forma, Caraguatatuba se consolida ainda mais como um dos melhores destinos turísticos do estado de São Paulo. Espero que os próximos passos sejam de tornar o projeto viável o quanto antes”.
Tavano destaca ainda que o prefeito Aguilar Junior sempre teve em vista abrir chamamento para esse assunto. “Demonstra que sua visão está projetada para uma Caraguatatuba muito melhor equipada turisticamente. O que é maravilhoso para a cidade”.
Em outubro de 2023, a Prefeitura recebeu requerimentos de autorização do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) do Chamamento Público nº 11/2023 para estudo de viabilidade da concessão, exploração sustentável e manutenção dos dois pontos turísticos.
Cerca de 240 mil pessoas, entre moradores, veranistas e turistas, visitam os locais anualmente. Além desse dado, o Censo 2022 registrou 134.875 habitantes no município. Na alta temporada, entre os meses de dezembro e março, Caraguatatuba recebe o número de turistas e veranistas oito vezes maior que o de residentes.