O fluxo intenso de turistas no verão exige uma atenção redobrada com as crianças, especialmente nas praias.
Dados do Comando do Grupamento de Bombeiros (GBMar) aponta que somente em janeiro deste ano foram 15 crianças que se perderam dos pais em praias de Caraguatatuba. A boa notícia é que todas encontraram seus familiares.
A Prefeitura de Caraguatatuba tem promovido iniciativas para orientar as famílias sobre a segurança dos pequenos.
Uma das medidas adotadas para diminuir a estatística é a distribuição gratuita de pulseiras de identificação pelo GBMar de Caraguatatuba. Disponíveis em cores vibrantes como amarelo, laranja, azul e verde, elas permitem a identificação com o nome da criança, informações de contato e nome do responsável.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Cintia Alves, enfatiza a importância dessas pulseiras como uma precaução eficaz. “É necessário que os pais criem o hábito de sempre usar a identificação nas crianças, não apenas nas praias, mas também em locais movimentados”.
Além disso, a orientação de permanecer atento às crianças, mesmo com a pulseira, é ressaltada como a melhor forma de prevenção. Uma atenção constante nas praias e estar sempre próximo às crianças são fundamentais para evitar imprevistos.
Outra estratégia mencionada é a criação de um método para ajudar a identificar e localizar crianças perdidas. A pessoa que detectou a criança sozinha deve colocá-la nos ombros e os banhistas ao redor batem palmas e informam em coro “criança perdida”.
Cintia Alves explica o porquê desta estratégia. “Colocar a criança em um lugar alto é algo lógico e fundamental porque ela é pequena. Em cima do ombro de um adulto a possibilidade de visualização é maior. Se as pessoas também comprarem a ideia e de fato aplaudirem até que chegue ao responsável, vai ajudar muito”, finaliza.
A principal recomendação ainda é procurar imediatamente a ajuda dos bombeiros marítimos. Caso não haja um posto dos Bombeiros na praia, é sugerido procurar um quiosque e fazer contato com a Polícia Militar ou o guarda-vidas mais próximo. O Conselho Tutelar de Caraguatatuba também pode ser acionado para providenciar assistência.
Serviço:
Polícia Militar: 190
Conselho Tutelar (Plantão): (12) 99723-6758
GBMar Posto da Martim de Sá: (12) 3888-2960