A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, interditou mais três colônias de férias nesta terça-feira (30) devido à falta do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
Os locais foram identificados durante inspeção em pousadas e colônias de férias na cidade, com objetivo de garantir a segurança dos turistas e moradores, especialmente durante a temporada de férias.
A ausência do AVCB é uma violação grave das normas de segurança e as colônias interditadas terão que se regularizar antes de poderem retomar suas operações.
A Secretaria de Urbanismo reitera a importância da regularização das estruturas de hospedagem, inclusive para que voltem a operar na cidade, visto que a interdição vai de encontro com a ordem do Ministério Público de São Paulo e os locais só podem funcionar com a confirmação do corpo de bombeiros.
Ter protocolos adequados de segurança, incluindo o AVCB, é crucial para prevenir e lidar com situações de emergência, como incêndios. Isso inclui a implementação de sistemas eficazes de detecção e extinção de incêndios, saídas de emergência claramente sinalizadas, treinamento regular para a equipe em procedimentos de evacuação e a presença de equipamentos de primeiros socorros.