As câmeras do Centro de Operações de Inteligência (COI) de Caraguatatuba foram ferramentas importantes no apoio ao combate à criminalidade durante o feriado de Carnaval, de 8 a 13 de fevereiro.
Foram mais de 24 ações de apoio às secretarias de Turismo e Urbanismo, envolvidas nos eventos durante as festas, o que levou às ruas a sensação de mais segurança tanto para os turistas quanto para os moradores da cidade.
Também foram realizadas 19 rondas em pontos turísticos, além de 27 abordagens e 271 pontos de visibilidade, que é quando os GCMs se fazem presentes em locais mais movimentados como praças e orla das praias, acompanhando de perto a circulação.
Durante o período, foram registradas duas ocorrências que resultaram em duas pessoas presas. Ambos os casos ocorreram antes mesmo do feriado prolongado, na sexta-feira (9).
O COI enviou alerta à Guarda Civil Municipal (GCM) a respeito de um veículo que passou por um radar inteligente e foi apontado como suspeito de participação de casos de estelionato.
A equipe da GCM alcançou o veículo nas proximidades do bairro Jardim Jaqueira. Ao abordar o motorista, nada foi encontrado de ilícito, mas ao ser feita a pesquisa no sistema CORTEX e INFOSEG, foi verificado que havia um mandado de prisão em aberto em desfavor do condutor do veículo A.S.M..
O motorista foi conduzido à Delegacia de Polícia, onde foi constatado que havia um mandado de prisão expedido pela 3ª Vara Criminal Civel do estado do Mato Grosso com validade até 15/09/2035. Ele foi conduzido à cadeia pública e colocado à disposição da Justiça.
Bicicleta furtada
Também na sexta-feira de Carnaval, no bairro Cidade Jardim, foi avistado pela GCM um indivíduo em uma bicicleta similar a uma furtada recentemente e divulgada em redes sociais.
Ao ser abordado entrando em um matagal próximo ao rio Guaxinduba, a pessoa não pode comprovar ser o proprietário da bicicleta. A GCM entrou em contato com a vítima, por telefone, e ficou confirmado que a bicicleta realmente era a furtada. Foi dada voz da prisão ao indivíduo.