De acordo com especialistas, o EEG é um exame que analisa a atividade elétrica cerebral espontânea, captada por meio da utilização de eletrodos colocados no couro cabeludo. Por meio dele, é possível obter registros da atividade cerebral e assim realizar o diagnóstico de eventuais anormalidades cerebrais.
Ainda segundo as autoridades, o eletroencefalograma é indicado quando se há suspeita de alterações da atividade cerebral e dos ritmos cerebrais fisiológico, para monitoramento cirúrgico e em avaliação de outras doenças neurológicas. Além disso, é utilizado para pacientes com alteração da consciência, epilepsia ou distúrbio do sono. Como a atividade elétrica espontânea está presente desde o nascimento, esse é um exame que pode ser feito em todas as idades, de recém-nascidos a pacientes idosos.
Os atendimentos na Unibem são realizados após o encaminhamento de médicos clínicos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para a Central de Regulação do município.
Além dos médicos especialistas, a Unibem tem uma equipe multiprofissional formada por fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, odontologistas, enfermeiros, entre outros profissionais.