A nova gestão do Conselho Municipal de Saúde (Comus), biênio 2024/2026, tomou posse na quarta-feira (7), em cerimônia realizada no auditório da Fundacc, com a presença dos integrantes titulares e suplentes.
Durante a cerimônia foram apresentadas as diretrizes do Comus, além de sua finalidade e importância para a tomada de decisões referentes ao serviço público de saúde.
O Comus é formado por representantes do poder público, dos trabalhadores da Saúde, dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), de associações de bairros, do sistema privado de saúde e dos Conselhos Gestores de Unidades (CGUs).
O secretário de saúde, Gustavo Boher, destacou que ser conselheiro do Comus é uma função que exige muito trabalho de doação ao próximo, para defender sempre o melhor aos usuários e aos trabalhadores da saúde.
Na ocasião também foi eleita a mesa diretora, composta pela nova presidente do Comus, Cilmara Oliveira Santos; vice-presidente, Priscila Meyer; 1ª secretária, Adrielle Coelho Araujo Dias e a 2ª secretária, Helenita das Neves Fraga de Oliveira.
Cilmara agradeceu a oportunidade de confiarem a presidência a ela e disse que seguirá com os trabalhos da última gestão em prol do melhor à população.
O Conselho de Saúde é órgão de caráter permanente, deliberativo e fiscalizador da execução das Políticas Públicas de Saúde, inclusive sob os aspectos econômicos e financeiros. Seus integrantes precisam participar de todas as etapas de modo a poder influir, criticar e acompanhar a execução do Planejamento de Saúde do Município.