A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, e em conjunto com a Vigilância Sanitária, Polícia Militar Ambiental e Polícia Civil, realizou mais uma ação para garantir a regularidade e segurança dos ferros-velhos na cidade, além de agir no combate ao mosquito Aedes Aegypti.
A operação teve como objetivo certificar a legalidade das atividades comerciais, assim como rastrear a procedência dos produtos adquiridos pelos estabelecimentos.
Durante a ação conjunta foi vistoriado um total de três ferros-velhos na região, resultando na interdição de dois deles devido a infrações graves, incluindo a falta de alvará de funcionamento e ausência do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Essas irregularidades não apenas comprometem a legalidade das operações comerciais, mas colocam em risco a segurança.
Além das questões administrativas, a operação também se preocupou em combater a presença de vários focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, nos locais vistoriados, visto que é uma situação que envolve a saúde pública.
A operação contou com a presença do delegado de polícia civil, Dr. Rodolfo Augusto Pereira César, demonstrando o compromisso em manter a ordem e a regularização dos pontos de ferros-velhos, garantindo a segurança da população além do combate ao crime de receptação.
O secretário da pasta, Wilber Cardozo, reforçou a importância de manter os comércios em conformidade com as leis e normas vigentes. “É fundamental que proprietários de ferros-velhos e estabelecimentos comerciais em geral estejam sempre dentro das leis e normas vigentes. Trabalhamos para combater às vendas de produtos adulterados ou ilícitos”, disse.
A Prefeitura realiza a fiscalização constante nestes empreendimentos e incentiva a população a denunciar casos de comércio irregular ou suspeito de produtos sem procedência.