A Prefeitura de Caraguatatuba instalou uma nova placa na estrutura que recebe os cinzeiros de praia na Martim de Sá. O ponto disponibiliza 18 cinzeiros confeccionados de bambu para que os banhistas possam descartar bitucas de cigarro.
O projeto que oferta tanto os cinzeiros, como as bituqueiras e Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) na cidade é o ‘Caraguatatuba sem Bitucas’, uma realização da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca em parceria com a empresa Flow Sustentável.
O objetivo é conscientizar e incentivar o descarte correto de bitucas de cigarro, reforçando a importância de preservar as praias e evitar a poluição.
Os cinzeiros de bambu estão disponíveis para uso dos banhistas durante sua permanência na praia e devem ser devolvidos ao final do período. Ao armazenar as bitucas, eles contribuem para um descarte responsável, uma vez que todo o material recolhido é posteriormente enviado para uma usina de desconstaminação a fim de ser transformado em massa celulósica e direcionado para entidades sociais.
A proposta do projeto ‘Caraguatatuba sem Bitucas’ é reduzir a quantidade de poluição causada pelo descarte inadequado de bitucas de cigarro, visto que são resíduos extremamente tóxicos.
As praias Martim de Sá, Prainha e Cocanha possuem os totens com cinzeiros de praia de bambu. Além disso, a cidade conta com os três Pontos de Entrega Voluntaria (PEV’s) e coletores (bituqueiras) localizados em pontos estratégicos, como Mirantes da Orla (Por do Som), Entreposto de Pesca do Camaroeiro, Complexo Turístico do Camaroeiro, Feira do Artesão e Calçadão.
A Secretaria de Meio Ambiente acompanha o projeto de perto para saber se os dispositivos são efetivos para o uso. Conforme adesão das pessoas às bituqueiras, elas pode ou não ser remanejadas, como foi o caso do aparelho que ficava no Parque Trombini e foi realocado para o ponto de ônibus do outro lado da pista.
Outros dispositivos estão disponíveis no Paço Municipal (Centro), Praça Cândido Mota (Centro), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro (Jardim Primavera), Pronto Atendimento do Massaguaçu, UPA Sul (Perequê-Mirim), Cemitério Municipal Recanto das Flores (Indaiá), Ambulatório Médico de Especialidades (AME – Indaiá), Delegacia de Polícia (Jardim Primavera), Etec de Caraguatatuba (Indaiá) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP – Indaiá).