A Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrica – UTIP do Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN), completa em fevereiro dois anos de assistência a crianças e adolescentes, com idade a partir de 29 dias até 13 anos. Durante este período foram realizadas cerca de 540 internações pediátricas, incluindo urgências de média a alta complexidade, nas especialidades clínica e cirúrgica.
Para a coordenadora médica e intensivista pediátrica do HRLN, Dra. Nilcea de Moura Freire, é uma grande alegria celebrar esses dois anos de implantação da UTIP. “Uma unidade terciária referência para a criança crítica da região e muito gratificante os resultados dos cuidados prestados para recuperação da grande maioria dos pacientes, com assistência digna e de primeira linha”.
As principais indicações de internação da unidade são: quadros respiratórios (Pneumonia, Bronquiolites, Asma), sepse, TCE/ politrauma, afogamento e pós-operatório de patologias cirúrgicas.
O HRLN dispõe de dez leitos intensivos totalmente equipados, com estrutura moderna e em conformidade com as normas de regulamentação do Ministério da Saúde e Associação Brasileira de Medicina Intensiva (AMIB).
A equipe multiprofissional da UTIP é composta por diferentes profissionais da área de saúde que, juntos, promovem um atendimento com excelência aos pacientes, favorecendo bons resultados. A equipe inclui médicos intensivistas, enfermeiras, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogo, terapeuta ocupacional, odontóloga, assistentes sociais e apoio administrativo.
O Hospital Regional do Litoral Norte Francine Maia França é uma unidade ligada à Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo e gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes.