A Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu na quarta-feira (7/3), à tarde, a visita de um grupo de representantes da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado, que veio oferecer apoio ao município, após o impacto causado pelas chuvas da noite de quarta-feira (6/3).
A cidade foi atingida por uma chuva de cabeceira torrencial, principalmente na área do Parque Estadual e a Serra do Mar com acumulados de cerca de 80 milímetros em aproximadamente uma hora.
Durante a visita, o coordenador da Defesa Civil de Caraguatatuba, Capitão Campos Júnior, levou os integrantes da Defesa Civil do Estado para percorrer os pontos mais atingidos pelas chuvas como o Rio do Ouro, os bairros do Caputera e Martim de Sá e o rio Guaxinduba, na altura do Cantagalo, onde uma ponte de pedestres que atravessa o rio foi arrastada pelas águas.
Em decorrência das chuvas, que ainda persistem, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um alerta na quinta-feira (7/3) para Caraguatatuba, destacando a possibilidade de movimentos de massa moderado no município.
O documento emitido pelo Cemaden coloca o Plano Preventivo da Defesa Civil do município em “Estado de Atenção”. O alerta de risco de nível moderado significa que há possibilidade de deslizamentos de encostas e queda de blocos, com impactos à população em áreas de risco.
Tanto os integrantes da Defesa Civil quanto das secretarias municipais prosseguem nessa sexta-feira (8/3) vistoriando as áreas de risco de possível deslizamento de terra. A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) faz o rescaldo de limpeza e operação Bota-fora nos bairros.
Previsão
De acordo com o CEPTEC/INPE (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), nesta sexta-feira (8/3) são esperados 4 milímetros na Região Sul, 3 milímetros na Região Centro e 5 milímetros na Região Norte.
No sábado (9/3), as chuvas persistem. São previstos 26 milímetros na Região Sul, 11 na Região Centro e 13 milímetros na Região Norte.
Em caso de emergência, o munícipe deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.