A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, segue com o cronograma de palestras informativas sobre Gravidez na Adolescência, para as famílias atendidas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).
Na última semana, o Centro Comunitário e Cultural “Calixto Leandro”, no Massaguaçu, foi palco de uma apresentação sobre o tema, que levantou informações cruciais sobre a aceitação da gravidez, o apoio do parceiro e familiares durante a gestação e o uso de métodos de prevenção e contracepção.
No local, a palestra foi liderada pela equipe de Saúde da UBS Massaguaçu, composta pela enfermeira Cristina, a Auxiliar de Enfermagem Alice e a Agente Comunitária de Saúde Valéria, e contou com a participação de aproximadamente 15 pessoas. Além disso, a equipe do CRAS Massaguaçu foi representada pelas Assistentes Sociais Andreia e Francine.
Na ocasião, estiveram presentes famílias do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e do Programa Viva Leite, juntamente com aquelas acompanhadas pelo SICON, Sistema de Condicionalidades.
E em continuação aos trabalhos, nesta quarta-feira (28), mais famílias participam de um bate-papo e palestra envolvendo o tema da gravidez na adolescência, desta vez no CRAS Norte, Núcleo João Bolinha.
Para a apresentação, a equipe contou com a parceria da UBS Casa Branca, que, por meio dos profissionais da saúde, trouxe mais informações relevantes sobre como lidar com o processo da gravidez, a importância da rede de apoio, assim como as formas de prevenção.
A palestra teve o intuito de conscientizar a comunidade sobre a importância de discutir e abordar esse tema, visando educar e oferecer suporte a adolescentes e suas famílias, para que possam entender o processo de gravidez e saibam como lidar com ela.