A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio de uma parceria com a distribuidora de energia elétrica EDP e o Senai, iniciou nesta segunda-feira (1/4) o curso de eletricista de redes.
As inscrições foram realizadas no início do ano e contou com mais de 400 inscritos. Destes, 16 foram selecionados pela EDP para realizar o curso.
Com carga horária de aproximadamente 500 horas, cerca de três meses de duração, a Escola de Eletricistas é gratuita e tem como foco a qualificação e capacitação para a função de eletricistas de redes de distribuição de energia.
O curso será realizado no CATE (Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor) e os participantes receberão também materiais didáticos, uniformes e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e bolsa-auxílio;
“É um curso caro e é uma grande oportunidade para quem quer entrar no mercado de trabalho. Vejo o brilho nos olhos de muitos e sei que vão agarrar a oportunidade”, disse Gledson Moreira, gerente da EDP Caraguatatuba.
Já Carlos Rodrigues Junior, eletricista da EDP, contou sua relação com a empresa. “Entrei há 10 anos na empresa EDP e hoje sou técnico de operações. É um curso muito bom e só depende da vontade de cada aluno. Aproveitem, porque a demanda nesta área é grande”.
Eleita pela nova turma para falar da expectativa do curso, Elisângela Siqueira Nunes Silva, destacou a oportunidade. “Acreditem, sejamos competitivos em equipe. Tenho certeza que o Senai abre portas e já somos vencedores por sermos selecionados entre muitos. Fazer um curso do Senai separa meninos de homens e meninas de mulheres”, comentou.
Para a coordenadora do Senai de São José dos Campos, Ana Lucia Cursino, esse é um dos grandes projetos em parceria com a Prefeitura e EDP. “Formamos pessoas direto para o mercado de trabalho. É um curso muito bom em que os alunos adquirem as habilidades técnicas e saem prontas”, comentou.
O diretor executivo da EDP, Benedito Roberto de Miranda, fez questão de dizer que a função de eletricista é uma profissional nobre. “Vocês sentirão orgulho em serem eletricistas e a empresa estará lá para acolhê-los”.
Presente na abertura, o prefeito Aguilar Junior deu boas vindas aos presentes. “Aqui no CATE vocês têm a oportunidade de empreender e se capacitar. Da última turma, 100% dos inscritos saíram empregados. Esse curso é um sucesso, assim como a parceria entre Prefeitura, EDP e Senai. Dediquem-se e espero vocês na formatura”, disse o prefeito.
Estiveram presentes ainda na aula inaugural o diretor do PAT/CATE, Allan Mattos; o Professor Marcos Portátil, Instrutor da Turma da Escola de Eletricistas; o técnico de Segurança do Trabalho da EDP, Cássio Lázaro; além dos vereadores Marcelo Pereira e Baduca Filho.
Após a finalização do curso, os estudantes recebem certificado chancelado pelo SENAI e permanecem no banco de talentos da EDP, podendo participar de processos seletivos para vagas efetivas. Nas outras turmas tivemos 100% de formandos e de inserção no mercado de trabalho.