Após o fim das audiências públicas da Revisão do Plano Diretor de Turismo da Estância Balneária de Caraguatatuba (PDTur), o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) se reuniu em reunião ordinária na última quinta-feira (4), para fazer uma avaliação dos encontros e finalizar o Plano.
O PDTur é um documento que norteia o desenvolvimento econômico, político e social sustentado da atividade turística em Caraguatatuba, além de ser obrigatório para que o município continue recebendo recursos dos convênios com o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR), do Governo do Estado de São Paulo.
O projeto foi elaborado por uma comissão formada por membros da iniciativa privada e o Poder Público, que durante os últimos anos debateram as principais propostas para o melhor desenvolvimento turístico da cidade.
As propostas foram aprovadas por unanimidade entre os membros do Conselho e foram sugeridas com a participação direta da comunidade e do próprio turista, através de pesquisa online e pelos próprios representantes do Comtur, que representam diversos segmentos voltados ao turismo.
Com as sugestões enviadas pelos munícipes durante as três audiências públicas, o Comtur avaliou e respondeu as dúvidas e perguntas da população e incluiu de forma atualizada algumas sugestões encaminhadas através das audiências, dentro dos projetos já propostos no PDTur.
O texto final foi avaliado pela técnica em turismo, Bruna Caldas, que faz parte da comissão de revisão do Plano Diretor de Turismo. A partir de agora, o Plano será encaminhado para deliberação da Câmara Municipal.
Para ter acesso às perguntas, sugestões e respostas do Comtur, acesse aqui. O plano de ações pode ser consultado aqui.