O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Caraguatatuba (CMDMC) promoveu, na última semana, uma reunião nas dependências do Creas, com o tema “Empoderamento Feminino”.
O evento, que faz parte das celebrações do mês das mulheres, teve o objetivo de destacar a importância da igualdade de gênero e o fortalecimento das mulheres em diversos ambitos da sociedade.
Participaram da reunião a presidente do CMDMC, Louriane de Oliveira Bastos Rodrigues; a vice-presidente do CMDMC, Ana Luiza Pugliesi; a conselheira suplente e representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no CMDMC, Dra. Sabrina Pereira Rangel; a equipe técnica da Fundação CASA, os técnicos do CREAS, orientadores da Medida Socioeducativa, Danillo Cossani e Katiuscia Gili dos Santos Guerra, e o público interessado no tema.
Durante o encontro, diversos temas foram abordados, tais como: a participação da mulher no processo democrático; o acesso da mulher às políticas públicas próprias; a mulher e o mercado de trabalho; superação às desigualdades sociais por gênero.
O evento proporcionou também oportunidades para trocas de experiências, fortalecendo a rede de apoio entre as participantes. Informações sobre as políticas públicas para mulheres em Caraguatatuba, tais como o Centro de Acolhimento à Mulher Vítima de Violência, Centro Integrado de Atendimento à Mulher Vítima de Violência (CIAM), Centro de Referência da Mulher (Pro Mulher) e Delegacia de defesa da Mulher (DDM) ganharam destaque.
O CMDMC foi criado sob a Lei Municipal de n° 2.632 de 07 de novembro de 2022, vinculado à Secretaria de Assistência Social e Cidadania, constituindo-se como órgão colegiado de caráter permanente e composição paritária entre o Poder Público e Sociedade Civil, com funções deliberativas, consultivas, normativas e de fiscalização.
O Conselho tem por finalidade possibilitar a participação popular quanto à propositura de diretrizes e de ações voltadas à promoção dos direitos das mulheres, bem como atuar no controle social de políticas públicas de igualdade de gênero e exercer papel consultivo e propositivo sobre os assuntos de interesse das mulheres em Caraguatatuba.
Já o Creas é a unidade pública estatal de abrangência municipal que tem como papel oferecer o trabalho social especializado no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para as famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social, por violação de direitos. O local atende na Rua Lorena, nº 75, bairro Sumaré, fone: (12) 3889-1099 e 3882-3825.
O Creas e o CMDMC reafirmam o compromisso de disseminar informações e promover ações de impacto que possam fortalecer a rede de apoio às mulheres do município. Diante de qualquer situação que configure violência contra a mulher, denuncia discando 180.