A Prefeitura de Caraguatatuba encerra nessa segunda-feira (15) o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC). O encerramento obedece a resolução da Defesa Civil do Estado de São Paulo, que prorrogou, em 1º de abril, os Planos Preventivos de Defesa Civil – Operação Chuvas de Verão 2023/2024, em diversas regiões do Estado, incluindo o litoral Norte.
O fim da Operação Chuvas de Verão 2023/2024 terminaria em 31 de março, mas, em reunião realizada pela Comissão Executiva dos Planos Preventivos de Defesa Civil, em conjunto com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas, Instituto de Pesquisas Ambientais, Departamento de Águas e Energia Elétrica e Coordenadores Regionais de Defesa Civil, foi detectada a possibilidade de ainda ocorrerem fortes chuvas no Estado de São Paulo nos primeiros dias do mês de abril.
A prorrogação foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo, Resolução CMIL Nº 004/610/24 (https://www.doe.sp.gov.br/executivo/casa-civil/resolucao-cmil-n-004-610-24-202403281182712220212298) e Caraguatatuba seguiu a resolução por meio de decreto, garantindo que durante o PPDC, a estrutura da Prefeitura ficasse toda mobilizada, com as equipes das secretarias envolvidas em prontidão, em caso de alguma ocorrência.
Findo o prazo de 15 dias de prorrogação do PPDC, ele se encerra automaticamente.
Juntamente com a Defesa Civil, participam do PPDC, as secretarias de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Serviços Públicos, Comunicação, Desenvolvimento Social e Cidadania, Esportes, Saúde, Obras Públicas, Urbanismo, Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Administração, Fazenda e Fundo Social de Solidariedade.