Com objetivo de ampliar o acesso da população adulta em situação de rua aos serviços de saúde, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta terça-feira (23), atendimento itinerante a este público. Foram atendidas 24 pessoas.
O projeto piloto foi realizado na Praça Rádio Amador, no bairro Jardim Primavera, e ofereceu à população em situação de rua serviços como: vacinação contra gripe, aferição de pressão e dextro (glicemia), baciloscopia para identificação de tuberculose (exame de escarro), teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatite, avaliação da saúde bucal com fornecimento de escova e creme dental, orientações diversas e encaminhamentos aos serviços das unidades básicas de saúde e do Centro de Atenção Psicossocial II e CAPS Álcool e Drogas.
A Secretaria de Saúde ainda prevê outras ações em diferentes pontos da cidade, com objetivo de ofertar atendimento de saúde a este público, que dificilmente procuram as unidades básicas de saúde.
Para Thiago Pimentel, de 36 anos, foi uma ação muito ágil e atenciosa. “Normalmente a sociedade não tem esse olhar para nós, somos discriminados por morar na rua, mas hoje fomos surpreendidos com esse cuidado e atenção. Parabéns Prefeitura!”, contou.
“A ideia é cuidar de doenças, principalmente a tuberculose e as infecções sexualmente transmissíveis. São doenças contagiosas e que exigem cuidados, além de que a maioria apresenta ferida e má higienização, por isso, a importância desse atendimento e dos encaminhamentos necessários”, explicou o secretário de saúde, Gustavo Boher.