O projeto foi idealizado e produzido por Ailton Guedes, com o apoio da Fundacc
e realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo
O projeto “Caraguá Tem Contos” realiza em Caraguatatuba apresentações de narração de histórias com Ailton Guedes e artistas convidadas (os) da região, trazendo para o público, diversos repertórios de contos daqui, dali e de lá. Oficinas de narração de histórias para educadores, artistas e demais interessados integram a programação.
O projeto foi idealizado e produzido por Ailton Guedes, com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo. Todas as ações do projeto são gratuitas e abertas à participação popular.
A primeira ação será a “Oficina de Narração de Histórias para Educadores”, com início previsto para o dia 18/04 e encerramento no dia 13/06, sempre às quintas-feiras das 18h30 às 21h30, com carga horária total de 24h. São 20 vagas gratuitas, por ordem de inscrição.
As inscrições serão feitas por meio de formulário neste link https://forms.gle/pYX1D9E2p8GqBhtz5 e também via Instagram @conto.prati.
Serão realizadas quatro apresentações na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt abertas ao público em geral e mais quatro apresentações em escolas públicas municipais de Caraguatatuba.
Também estão previstas oficinas de narração de histórias direcionada a educadores e também aos artistas e interessados em geral, ambas com 24h de carga-horária. As oficinas serão realizadas na Sala Pedagógica do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), na Praça do Caiçara.
O projeto
“A ideia do projeto surgiu do desejo de fomentar ainda mais o desenvolvimento da linguagem da narração artística na cidade por meio da troca de experiências adquiridas ao longo dos mais de 20 anos narrando histórias e ministrando oficinas, com os artistas de Caraguatatuba e o público. O intuito é contribuir com o desenvolvimento técnico desses artistas e demais interessados na arte da narração de histórias”, conta Guedes.
As oficinas visam, também, ampliar o olhar dos participantes para a narração artística em contexto urbano, tema da pós-graduação na Arte de Contar Histórias do ator. “Desde então venho me debruçando em pesquisas, apresentações e oficinas realizadas em diversas instituições e contextos culturais e educacionais”, enfatiza o ator.
Nas oficinas, os participantes entrarão em contato com pensamentos sobre a arte da narrativa e exercícios práticos de desenvolvimento de habilidades inerentes à linguagem. As aulas servirão, principalmente, como um ateliê de criação e formação do “Eu Narrador” de cada um.
Sobre o ator
Ailton Guedes é ator, diretor, contador de histórias, arte-educador, curador e produtor. Formado em Letras, é Pós-graduado em “A Arte de Contar Histórias”, com extensões em Arte- educação e Incentivo à Leitura. Atualmente está cursando uma pós-graduação em direção teatral. Atua como contador de histórias desde 2001 em diversos espaços, festivais, feiras literárias e ministra oficinas e cursos nessa área desde 2006 em diversas instituições como Senac e Faculdade Brasil.
Desde 2020 atua como artista orientador de teatro nas Oficinas Culturais da FUNDACC e em 2023 assumiu a direção cênica do Coral Água Viva.
Essa ação cultural é apoiada com recursos da Lei Paulo Gustavo.
Mais informações no Instagram @Conto.prati, pelo telefone (11) 981939486 ou ailtonbguedes@gmail.com com Ailton Guedes.