A vitória na competição da 10ª temporada do reality de confeitaria ‘Que seja Doce’, exibido pelo canal GNT, foi para o representante de Caraguatatuba, o confeiteiro Felipe Barreto Pereira. O programa da segunda e última prova do reality foi ao ar no dia 9 de abril e nele foi escolhido o grande vencedor da competição.
Morador de Caraguá há oito anos, onde atua como professor de confeitaria, Felipe conta que em 2023, recebeu um email com um convite da GNT para participar do programa desse ano e resolveu aceitar o desafio.
O tema sugerido para o 10° reality foi o “Mundo das artes”, mas antes das duas provas temáticas, foi solicitada aos participantes a apresentação de um trabalho chamado cartão de visita, no qual o confeiteiro apresenta um doce de sua escolha.
“Usei o cambuci no meu cartão de visitas, como forma de enaltecer um fruto de nossa terra. Contei que em Caraguá tem até um festival dedicado a ele. O sabor da trufa foi muito elogiado, ‘pequena no tamanho e grande de sabor’, assim como o creme brùlée cartola da primeira prova e a tartelete de manga com pitaya rosa na prova final”, explica Felipe.
Felipe tem todos os motivos para comemorar. “Vencer o ‘Que Seja Doce’ foi uma experiência incrível, um programa que eu tanto admiro, que enaltece tanto a confeitaria! A conquista desse prêmio mostra que estou no caminho certo, adoçando a vida das pessoas”.
Para o confeiteiro de Caraguatatuba, ser julgado por profissionais de grande conceito é uma oportunidade de aprender com as dicas oferecidas. “Com isso nós agregamos conhecimento”, diz ele.
Os prêmios de Felipe foram o troféu, a medalha, uma batedeira Kitchenaid e a publicação da receita vencedora no site de receitas da Rede Globo.
Não é a primeira vez que Felipe representa o município. Ele também participou do 1° Campeonato Nacional de Bolos, ligado a maior Feira de Panificação e Confeitaria da América Latina, a FIPAN, em 2023. E fez bonito, trazendo a vitória para a cidade. Agora, novamente, a Caraguatatuba parabeniza Felipe, por mais essa conquista e por ter feito uma homenagem à cidade por meio do Cambuci, um dos símbolos da gastronomia local.